Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Bahia pode ser mais um clube do Grupo City a ser rebaixado; veja exemplos

Bahia foi adquirido pelo City Football Group em 2023

Bahia tenta evitar mais um rebaixamento no Grupo City

O Bahia enfrenta, nesta quarta-feira (6), um dos jogos mais importantes da história recente. O Tricolor tentará evitar o rebaixamento diante do Atlético, na Fonte Nova, em Salvador, às 21h30 (de Brasília), pela última rodada do Brasileirão. A permanência na elite será, também, uma maneira de ‘fugir’ de um roteiro recente do Grupo City.

O Bahia vendeu sua SAF para o conglomerado de Abu Dhabi em maio deste ano. O time chega à última rodada do Brasileirão precisando vencer o Atlético e torcer para que Santos ou Vasco tropecem diante de Fortaleza e Red Bull Bragantino, respectivamente. Em caso de empate com o Galo, o Esquadrão precisa torcer pela derrota do Vasco para escapar.

O City Football Group é responsável por administrar nove clubes, incluindo o todo-poderoso Manchester City, da Inglaterra. No entanto, o projeto de sucesso do clube inglês não tem sido replicado nas ‘filiais’.

O time baiano, se rebaixado, repetirá o roteiro de Troyes (França) e Lommel (Bélgica). Ambos clubes foram rebaixados já sob a tutela do Grupo City. O Troyes, inclusive, está na zona de rebaixamento para a Terceira Divisão da França.

O Montevideo City Torque, do Uruguai, não foi rebaixado, mas não conseguiu ter destaque nacional. A equipe chegou a participar da Copa Sul-Americana e de fases preliminares da Copa Libertadores, mas não alcançou o sucesso nacional e internacional projetado.

O New York City disputa a MLS nos Estados Unidos e é administrado pelo conglomerado desde a fundação, em 2015. Desde então, foi às quartas de finais quatro vezes consecutivas (2016-2019), eliminado na primeira qualificatória (2020) e só depois passou a disputar significativamente o título.

Em 2021, foi campeão do torneio e ano passado parou nas semifinais. Neste ano, não se classificou aos playoffs. Em 2022, conquistou a Campeones Cup.

Exceção à regra?

O Girona, sensação do Campeonato Espanhol nesta temporada, parece ser a única exceção na administração. A equipe da Catalunha, é vice-líder do torneio com os mesmos 38 pontos do Real Madrid. A vantagem da equipe da capital é o saldo de gols (24 a 16).

O Girona foi comprado pelo Grupo City em 2017. Antes, era liderado por um grupo comandado por Pere Guardioala - irmão do treinador Pep.

Todos os clubes do City Football Group

  • Manchester City (Inglaterra) - desde 2008
  • New York City FC (Estados Unidos) - desde 2013
  • Melbourne City FC (Austrália) - desde 2014
  • Yokohama F Marinos (Japão) - desde 2014
  • Montevideo City Torque (Uruguai) - desde 2017
  • Girona FC (Espanha) - desde 2017
  • Sichuan Juniu FC (China) - desde 2019
  • Mumbai City FC (Índia) - desde 2019
  • Lommel SK (Bélgica) - desde 2020
  • ES Troyes AC (França) - desde 2020
  • Palermo (Itália) - desde 2022
  • Bahia (Brasil) - desde 2023
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.