Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Bahia busca encerrar pior sequência da história diante do Flamengo

Esquadrão perdeu os últimos seis confrontos diante da equipe carioca

O Bahia perdeu para o Flamengo no primeiro turno, na Fonte Nova, por 3 a 1

Pressionado pelo retorno à zona de rebaixamento, o Bahia irá precisar superar um jejum incômodo para voltar a respirar no Brasileirão. Afinal, o próximo adversário tricolor sustenta uma sequência histórica a seu favor. Afinal, o Esquadrão perdeu os últimos seis duelos diante do Flamengo, adversário do próximo sábado, no Maracanã. É o pior recorte baiano na história do confronto.

A última vez que o Bahia venceu o Flamengo foi no Brasileirão de 2019, quando superou a equipe rubro-negra por 3 a 0, na Fonte Nova. Desde então, apenas revezes. Para encontrar o último triunfo no Maracanã é preciso mergulhar ainda mais no tempo: 3 a 1, ocorrido em 4 de setembro de 2011, pela 21ª rodada do Brasileiro.

“A sequência já é uma das cinco piores da história do Bahia contra um mesmo clube. O recorde foi de oito derrotas seguidas contra o Atlético, entre 1976 e 1981. E já são 7 derrotas seguidas no Maracanã, onde o Bahia não empata (nem vence) desde o 1 a 1 contra o Fluminense, em 2018. Essa sequência também é uma das cinco piores da história do Tricolor. O recorde foi de nove derrotas seguidas no Campo da Graça, entre 1944 e 1945", escreveu o estatístico Pedro Pereira, do perfil especializado Bahia Números.

Ainda sobre a história Bahia x Flamengo, Pedro Pereira recorda que o Bahia já teve duas sequências piores sem vencer o Flamengo, mas com alguns empates no meio. Foram oito jogos sem vencer entre 1971 e 1974 (quatro derrotas e quatro empates); e, mais atrás, entre 1952 e 1955, com sete derrotas (não seguidas) e um empate.

Apesar do momento histórico negativo, o volante Rezende minimizou o cenário. “Isso não entra em campo, mas a gente pode fazer diferente, temos que fazer diferente. Chegou o momento de olhar para si e dar 200% dentro de campo para conquistar os triunfos”, garantiu.

Vale lembrar que o Bahia perdeu para o Flamengo no primeiro turno, na Fonte Nova, por 3 a 1. Ainda sobre o momento histórico, vale lembrar que Bahia já teve uma sequencia pior sem vencer o Flamengo, mas com alguns empates no meio. Foram 8 jogos sem vencer entre 1971 e 1974, com

O Esquadrão é atualmente o 17º colocado, com 25 pontos. A equipe chega para enfrentar o Flamengo após sofrer uma derrota em casa diante do Santos.

A equipe carioca, por sua vez, vem de um revés na final da Copa do Brasil diante do São Paulo. Rezende afirmou que não vê vantagem pelo mau momento rubro-negro. “Temos que trabalhar independentemente da fase deles e fazer um jogo sem erros, que com certeza teremos chances de sair com o triunfo”, pontuou.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.