Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Bahia fecha turno com 3ª pior campanha na era dos pontos corridos

Esquadrão somou apenas 18 pontos nas 19 rodadas iniciais do Brasileirão 2023

Renato Paiva, técnico do Bahia

O Bahia faz uma Série A de mais baixos que altos. Equipe que luta contra o rebaixamento, o Esquadrão encerrou o primeiro turno da competição com o seu terceiro pior desempenho desde que o Brasileirão passou a ser disputado no modelo atual, no sistema por pontos corridos, desde 2003. Em 19 rodadas, a equipe comandada pelo técnico Renato Paiva somou apenas 18 pontos.

O Bahia somou apenas um ponto a mais do que de 2012 e 2014, quando virou o turno com 17 pontos. Em 2012, o Tricolor era 16º na 19ª rodada, e terminaria o campeonato em 15º. Em 2014, a queda se confirmaria após a penúltima posição no 1º turno.

O levantamento histórico foi realizado pelo canal especializado Bahia Números. O estatístico Pedro Pereira, administrador da página, observa, inclusive, que no critério de gols pró, a campanha de 2023 também só supera 2012 e 2014, e iguala a de 2013. “Quanto aos gols sofridos, a desse ano é a 4ª pior, à frente de 2011, 2020 e 2021", destacou.

A diferença substancial é que, na atual temporada, o Bahia já investiu mais de R$ 100 milhões em contratações, com a força do Grupo City, que passou a administrar o futebol do clube. Vindo de uma derrota para o Atlético na última rodada, o técnico Renato Paiva se mostrou confiante em dias melhores.

“Há uma coisa que é certa. O elenco melhorou, a qualidade do treino melhorou devido à melhoria do elenco. As semanas largas de treino têm nos ajudado a sermos mais equipe, nesses jogos com o Corinthians, América, Atlético, São Paulo, temos sido muito mais equipe, com muito mais ideias, compacta, do que éramos antes por termos tempo de treinar e trabalhar”, destacou.

Com 19 pontos, na 16ª posição, o Bahia volta a jogar no próximo domingo, quando receberá o Bragantino, na Arena Fonte Nova.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.