Entre 1959 e 2002, antes da chamada Era dos Pontos Corridos, 39 edições do Campeonato Brasileiro tiveram uma decisão. Apenas duas vezes ela não contou com clubes do chamado Eixo Rio-São Paulo. A primeira, em 1975, quando o Internacional bateu o Cruzeiro, em jogo único, em Porto Alegre. A segunda e última foi há quase 35 anos, com o Bahia derrotando o Colorado em final com duas partidas e que terminou justamente no Beira-Rio, local do confronto entre as duas equipes neste domingo, às 16h, pela oitava rodada da Série A.
O Brasileirão de 1988, que foi a segunda e última edição da Copa União, teve uma particularidade na fase classificatória, que era a disputa de pênaltis valendo um ponto extra nos jogos que terminavam empatados. Lembrando que naquela época a vitória ainda valia dois pontos, mas na competição valeu três.
Assim, nas partidas que terminavam empatadas, cada time somava um ponto e quem ganhava a disputa de pênaltis marcava mais um.
Para ser finalista, o Bahia passou por Sport e Fluminense. Já o Internacional, passou por Cruzeiro e Grêmio, numa semifinal que foi eternizada como Gre-Nal do Século.
Por ter melhor campanha, o Colorado disputou a segunda partida decisiva em casa. Na primeira, na Fonte Nova, saiu na frente, com um gol do volante Leomir, mas levou a virada, com Bobô, um dos maiores ídolos da história do Bahia, marcando duas vezes para o tricolor.
Sua participação nessa campanha rendeu até uma homenagem de Caetano Veloso na música Reconvexo, que em um dos versos tem referência à “elegância sutil de Bobô”.
Em 19 de fevereiro de 1989, pois o Campeonato Brasileiro de 1988 invadiu o ano seguinte, os dois times entraram no Beira-Rio com o Bahia precisando apenas de um empate para ser bicampeão brasileiro quase 30 anos após a primeira conquista, na Taça Brasil de 1959.
E o empate sem gols, com grande atuação do goleiro Ronaldo, garantiu ao time baiano seu segundo título brasileiro. Neste domingo, os dois times, que têm como objetivo principal abrir distância da zona de rebaixamento, voltam a se enfrentar no palco do maior confronto entre eles.