Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Dudu poderá disputar todas as competições pelo Atlético? Veja regulamentos

Atacante de 33 anos poderá estrear pelo Galo no duelo de 12 de junho contra o Internacional, válido pela 12ª rodada do Brasileiro

Dudu fará sua estreia pelo Atlético no duelo com o Internacional

Devidamente registrado pelo Atlético no registro de Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o atacante Dudu poderá estrear pelo time comandado pelo técnico Cuca no dia 12, quando o Galo encara o Internacional pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada na Arena MRV, em Belo Horizonte.

O jogador de 33 anos, que defendeu o Cruzeiro até o fim abril, é o primeiro reforço do Alvinegro na janela de meio do ano. Contudo, muitas pessoas ainda não sabem se ele será desfalque em alguma das três competições em disputa, por ter defendido a equipe celeste.

Leia também

Dono da camisa 92, Dudu poderá representar o Galo no Brasileiro, já que não completou sete partidas pelo clube anterior, e também pelos dois torneios (Copa do Brasil e Copa Sul-Americana).

Copa Sul-Americana

Dudu fez dois jogos pelo Cruzeiro na fase de grupos da Copa Sul-Americana. Isso, no entanto, não o impede de atuar por outro time no mata-mata.

O que diz o regulamento da Sul-Americana

Um jogador inscrito na Fase de Grupos por um clube poderá ser inscrito por outro clube unicamente a partir dos Playoff das Oitavas de Final, ou seja, não poderá participar da mesma fase por dois clubes diferentes.

Um jogador não poderá ser inscrito para a Fase Final (Playoff das Oitavas, Oitavas, Quartas, Semifinal e Final) por mais de um clube.

O que diz o regulamento da Copa do Brasil

Art. 7º – Um atleta poderá ser inscrito por outro Clube da COPA DO BRASIL, após o início da competição, se tiver atuado pelo Clube de origem antes do início da 3ª Fase da competição.

§ 1º - Entende-se por atuar o ato do atleta entrar em campo para a disputa da partida, desde o início ou no decorrer da mesma.

§ 2º – O atleta que tenha atuado por um Clube na COPA DO BRASIL somente poderá atuar por mais um Clube na COPA DO BRASIL.

O que diz o regulamento do Campeonato Brasileiro

Art. 12 – Um atleta somente poderá ser inscrito por outro Clube do Brasileirão Série A 2025, após o início do CAMPEONATO, se tiver atuado em um número máximo de 6 (seis) partidas pelo Clube de origem. Essa limitação poderá ser alterada mediante aprovação da maioria dos Clubes participantes e formalizada através de Diretriz Técnica.

§ 1º – Considera-se como atuação o ato do atleta entrar em campo para a disputa da partida, desde o início ou no decorrer da mesma.

§ 2º – O atleta que tenha atuado por um Clube no CAMPEONATO somente poderá atuar por mais um Clube.

Agenda alvinegra e situação na tabela

Com a pausa no calendário por conta da Data Fifa, o Galo só volta a disputar uma partida oficial em 12 de junho. Depois do confronto com o Inter, o time só terá compromisso novamente após a disputa da Copa do Mundo de Clubes, que ocorrerá nos Estados Unidos entre 14 de junho e 13 de julho.

Até aqui, o Alvinegro soma 17 pontos em 11 jogos, ocupando a oitava posição no Campeonato Brasileiro. A vitória contra o Ceará, fora de casa, impulsionou a equipe na tabela e deu respiro antes da pausa para treinos e recuperação física.

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).