O Atlético está próximo de sacramentar a contratação do zagueiro brasileiro Lyanco, de 27 anos. A informação foi publicada pelo UOL na manhã desta quinta-feira (27) e confirmada pela Itatiaia.
Lyanco pertence ao Southampton, da Inglaterra, e estava emprestado na última temporada ao Al-Gharafa, do Catar. Durante as negociações, o Galo enfrentou concorrência do Botafogo, clube pelo qual Lyanco começou a trajetória nas categorias de base. Entretanto, o defensor escolheu o Alvinegro de Minas Gerais e será reforço atleticano para a sequência da temporada 2024.
O jogador foi visto como “bom nome” pelo Atlético, mesmo com a concorrência do rival carioca. A disputa pode inclusive ter inflado os valores da negociação, que deve girar na casa dos R$ 26 milhões. A quantia foi antecipada pelo jornalista Venê Casagrande.
Após passagem pela base do Botafogo, Lyanco seguiu para o São Paulo, onde estreou como profissional em 2016. Em 2017, ele foi vendido do Torino-ITA, onde esteve por quatro anos e chegou a ser emprestado ao Bologna-ITA antes de partir para a Premier League.
Com contrato no clube inglês até junho de 2025, o jogador disputou a temporada 2023/24 emprestado ao Al-Gharafa. Pelo clube do Catar, ele participou de 16 dos 33 jogos, com dois gols e uma assistência. No começo deste mês, o zagueiro se despediu da equipe.
Em duas temporadas pelo Southampton, o brasileiro, que tem nacionalidade sérvia, foi pouco aproveitado e jogou apenas 49 vezes, sendo utilizado também pelo time Sub-21 dos Saints.
O jogador soma apenas dois títulos na carreira, ambos nas categorias de base. Em 2016, ele esteve no elenco campeão da Libertadores Sub-20 com o São Paulo; e em 2019, fez parte da Seleção Brasileira que venceu o Torneio de Toulon (Sub-23), quando foi o capitão da equipe.