A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (25) o áudio da arbitragem de vídeo no gol anulado do Atlético na derrota por 1 a 0 para o Grêmio. O time alvinegro foi batido na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Aos 37 minutos do segundo tempo, Alan Kardec fez o gol de empate, mas
Como os árbitros da partida (Wagner Reway foi o VAR, e Luiz Flávio de Oliveira o principal) disseram, as linhas foram traçadas no glúteo do último defensor do Grêmio (o zagueiro Bruno Uvini) e no ombro de Kardec. Wilson Luiz Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, disse que a marcação foi correta e elogiou a atuação do VAR.
“É importante ressaltar aqui, não é Péricles (Bassols Cortez), que é uma jogada muito fina, e o visual dela não nos garante nada. Por isso que tem que entrar a tecnologia para definir se isso é justo, se há o impedimento, ou se não há o impedimento”, disse.
“Olhando por essa câmera, não dá para a gente definir, essa é a verdade. Se recorda aqui que a ferramenta da linha virtual é uma ferramenta oficial, aprovada pela Fifa, usada por inúmeros países, não é algo do Brasil”, completou.
Péricles Bassols, gerente técnico do VAR, também elogiou o trabalho da equipe de arbitragem. “Foi muito bem feito. Todas as referências de solo e aéreas, nas referências corretas. Não tem retoque esse efeito aqui”.
O Atlético volta a campo às 21h de sábado (29). O Galo recebe o Flamengo no Independência, em Belo Horizonte, pela 17ª rodada do Brasileirão.