Atlético e Internacional que se enfrentam neste sábado (13), às 21h, no Mineirão, pela sexta rodada da Série A, viveram um momento de grande rivalidade na reta final da década de 1970, quando os dois clubes contavam com verdadeiros esquadrões.
O primeiro capítulo foi em 1976, quando alvinegros e colorados fizeram uma das semifinais do Brasileirão. A disputa foi em jogo único. Por ter melhor campanha, o Internacional teve o direito de disputar o jogo em casa, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Era o primeiro grande momento no Campeonato Brasileiro de uma grande geração atleticana, que tinha nomes como Toninho Cerezo, Paulo Isidoro, Marcelo e Reinaldo, que não jogou por estar machucado.
Os colorados, que já tinham sido campeões brasileiros no ano anterior, batendo o Cruzeiro na final, também em seu estádio, contavam com grandes nomes revelados no clube, como Batista, Falcão e Jair, mas também com lendas, como o goleiro Manga, o zagueiro chileno Figueroa e o centroavante Dario, um dos maiores ídolos da história alvinegra.
O Galo saiu na frente, com um gol de Vantuir. Na etapa final, Batista empatou. Aos 45 minutos do segundo tempo, após uma linha de passe com toques de cabeça dos jogadores do Internacional, o craque Falcão encerrou a jogada chutando no canto, sem defesa para o goleiro alvinegro Ortiz.
O Inter ficou com a vaga na decisão, onde também no Beira-Rio bateu o Corinthians por 2 a 0 e alcançou o bicampeonato.
Quatro anos depois, os dois clubes voltaram a se enfrentar numa semifinal de Brasileirão. Mas a vaga na decisão era decidida em dois jogos e no primeiro, no Gigante da Pampulha, o empate por 1 a 1, gols de Reinaldo e Cléo, não deixou de ser uma vantagem para o Internacional, que tinha o mando da volta.
Mas o 25 de maio de 1980 foi dia de uma vingança atleticana, no mesmo palco da decepção de 1976, o Beira-Rio. Com dois gols de Éder e outro de Reinaldo, o Galo fez 3 a 0 e garantiu a vaga na decisão contra o Flamengo, onde acabaria derrotado.
Pontos corridos
Em 2020, quatro décadas depois da segunda semifinal no Beira-Rio, os dois clubes participaram do quarteto que brigou pelo título brasileiro. Coincidentemente, o Flamengo, de certa forma também personagem em 1980, estava envolvido.
E o rubro-negro carioca levou a melhor, ficando com o título, que significou o bicampeonato brasileiro em sequência. O Colorado foi o vice, com um ponto a menos, e o Galo o terceiro, com três.
Esse grande clássico do futebol brasileiro volta a ter um capítulo neste sábado, no Mineirão, pela sexta rodada da Série A.