Há 14 anos, Atlético e Cruzeiro realizavam o primeiro e único clássico entre eles fora do país pelo Torneio de Verão do Uruguai. No dia 17 de janeiro de 2009, 25 mil torcedores marcaram presença no Estádio Centenario, em Montevidéu, palco da primeira final de Copas do Mundo, em 1930.
Na ocasião, em um jogo marcado por estreias, a Raposa garantiu a vitória sobre o maior rival e, com isso, chegou à final do torneio, em que foi campeão sobre o Nacional-URU dias depois. Já o Galo derrotou o Peñarol-URU e ficou com a terceira posição.
Comandado por Emerson Leão, o Atlético contou com as estreias de Renan - que fez um gol contra -, Júnior e Diego Tardelli, ídolo do Galo, que já fez logo dois gols em sua primeira aparição pelo clube.
Por outro lado, a equipe liderada por Adilson Batista teve a estreia do atacante Wellington Paulista, que chegou à Raposa para substituir o meia-atacante Guilherme. Além do gol contra de Renan, Fernandinho, Ramires e Soares anotaram os gols do time celeste, que foi vice-campeão da Libertadores naquele mesmo ano.
Ficha técnica
-
Data: sábado, 17 de janeiro de 2009
-
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (URU)
-
Competição: Copa Bimbo - Torneio de Verão do Uruguai
-
Árbitro do jogo: Jorge Larrionda (URU)
-
Assistentes: Walter Rial e Marcelo Gadea (URU)
-
Público pagante: 25 mil
-
Público presente: Não disponível
-
Placar do jogo: Cruzeiro 4x2 Atlético - gols de Renan (contra), Fernandinho, Ramires, Soares e Tardelli (2)
Escalações
Escalação do Cruzeiro: Fábio; Jonathan (Jancarlos), Thiago Heleno (Leonardo Silva), Léo Fortunato e Fernandinho; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner (Camilo); Thiago Ribeiro (Soares) e Wellington Paulista (Alessandro). Técnico: Adilson Batista.
Escalação do Atlético: Juninho; Welton Felipe, Leandro Almeida, Marcos (Tchô) e Carlos Alberto; Renan (Sheslon), Rafael Miranda (Márcio Araújo), Júnior (Lopes) e Thiago Feltri (Raphael Aguiar); Éder Luís e Diego Tardelli. Técnico: Emerson Leão.