Ouvindo...

Atlético-GO vence a Ponte Preta em Campinas e assume a vice-liderança da Série B

Dragão marcou nos minutos iniciais e conseguiu administrar o resultado no Moisés Lucarelli

Atlético venceu a Ponte Preta em Campinas

Neste domingo (15), o Atlético Goianiense soube ser letal e venceu a Ponte Preta, em Campinas, por 2 a 0. Com o resultado, em duelo válido pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Dragão assume a segunda colocação da Série B.

O resultado é de grande importância ao Atlético na luta por uma vaga na Série A de 2024. Vale destacar que, ainda nesta rodada Sport e Juventude fazem duelo direto, o que aumenta as chances de permanência do Dragão no G4 da competição.

A Ponte, por sua vez, vive situação antagônica. Com a derrota, a equipe de João Brigatti se mantém na 16ª colocação da tabela, estando com somente um ponto de vantagem para a zona do rebaixamento.

Agora, o Atlético volta a campo nesta quinta-feira (19), quando enfrenta o ABC dentro de casa. A Ponte, por sua vez, volta a jogar no Moisés Lucarelli em seu próximo compromisso, contra o Ituano, na próxima segunda-feira (23).

Ponte Pre...ssionada!

A Ponte Preta entrou em campo sedenta por um resultado positivo. A equipe, que teve João Brigatti como sucessor de Pintado no comando técnico, entrou em campo com somente dois pontos de vantagem para a zona do rebaixamento.

O clima no Moisés Lucarelli, inclusive, era de muito temor por um novo resultado negativo. A impaciência do torcedor parecia nítida desde os primeiros minutos do jogo, a cada decisão errada dos atletas pontepretanos em campo.

Atlético confiante

O Atlético chegou em Campinas vivendo boa fase sob o comando do técnico Jair Ventura. A equipe perdeu apenas uma vez nos últimos dez jogos, em sequência que acumulou oito vitórias e se aproximou cada vez mais do G4.

A equipe apostou em seu tradicional 4-3-3, tendo Bruno Tubarão e Lucas Esteves, os alas, com muita liberdade para subir ao ataque. Foram justamente as laterais que renderam boa parte das chances do Atlético na reta recente.

Zagueiro artilheiro

O Atlético Goianiense iniciou o jogo com mais imposição que a Ponte Preta, por mais que o jogo fosse em Campinas. A equipe comandada por Jair Ventura abusou das jogadas em velocidade pelas alas, principalmente nas situações de “mano a mano” com Luiz Fernando.

Em uma dessas jogadas, o ponta recebeu pelo lado esquerdo e deu belo cruzamento de três dedos mirando a segunda trave. Alix Vinícius subiu mais alto que todo mundo e testou para o fundo do gol de Caíque França.

O lance foi revisado pelo VAR e rendeu paralisação de sete minutos na partida.

Tentativa de resposta

Desesperada pelos pontos, a Ponte Preta não demorou para se lançar ao ataque e tentar ser o protagonista do jogo. A proposta ganhou força no intervalo, quando Brigatti mudou o esquema tático e colocou o atacante Pablo Dyego na vaga do volante Léo Naldi.

Mesmo assim, o goleiro Ronaldo pouco trabalhou nos minutos seguintes ao gol atleticano. A primeira intervenção foi somente no início do segundo tempo, quando Felipe Amaral bateu de dentro da área e forçou o arqueiro a espalmar para fora.

Para matar o jogo

Quando tudo já parecia terminado no Moisés Lucarelli, a dor do torcedor da Ponte Preta aumentou ainda mais. Em contra-ataque veloz do Dragão, Matheus Peixoto recebeu na entrada da área, cortou para a esquerda e fez lindo gol.

Ponte Preta 0x2 Atlético-GO

Ponte Preta

Caique França; Luiz Felipe, Thiago Oliveira, Thomás Kayck e Artur; Feliphinho, Léo Naldi (Pablo Dyego), Felipe Amaral e Mailton; Eliel e Jeferson (Elvis). Técnico: João Brigatti.

Atlético-GO

Ronaldo; Bruno Tubarão, Luiz Felipe, Alix Vinícius e Lucas Esteves; Matheus Sales, Rhaldney e Dodô; Kelvin (Airton), Gustavo Coutinho e Luiz Fernando. Técnico: Jair Ventura.

Motivo:32ª rodada da segunda divisão do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 15 de outubro de 2023, às 15h45 (de Brasília)
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)

Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade
Auxiliares: Antonio Adriano de Oliveira e Guthieri Javarini Rodrigues
Gols: Alix Vinícius (16 min 1ºT) e Matheus Peixoto (50 min 2ºT), para o Atlético

Cartões amarelos: Ronaldo e Bruno Tubarão, do Atlético Goianiense; Jeferson, Eliel, Feliphino e Thiago Oliveira, da Ponte Preta.

Cartões vermelhos:

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Responsável por acompanhar o dia a dia de Corinthians e Santos pela Itatiaia Esporte. Passagem também como repórter do portal Meu Timão