Novo integrante da Série B e destaque do futebol mineiro nos últimos anos, o Athletic de São João del-Rei passará a ser controlado pelo empresário Thássilo Soares, o Tatá, responsável por cuidar da carreira de Vini Jr, do Real Madrid e da Seleção Brasileira.
Nesta segunda-feira (2), a atual gestão deve oficializar a venda de 51% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para o empresário ligado ao astro brasileiro.
Atualmente, o Athletic é controlado pela F&P Gestão Esportiva (68,5%), empresa criada por Fábio Mineiro, atual presidente da SAF, e Pierre Fernandes.
O restante da SAF estava dividido entre Tiberis Holding (21,5%), Construtora Felipão (5%) e Athletic Club - associação (5%).
Uma fonte do Athletic confirmou a venda do controle da SAF (51%) para o empresário responsável por cuidar da carreira de Vini Jr. Legalmente, o jogador do Real Madrid não pode ser o dono de um clube.
Novo sócio majoritário e controlador, Thássilo Soares deve contratar um Chief Executive Officer (CEO) para assumir a gestão do Athletic após a assinatura do contrato e a efetivação da operação.
Uma reunião nesta segunda-feira deve selar a negociação.
Ano de desafios para o Esquadrão de Aço
O ano de 2025 será o mais desafiador da história do Athletic. Além do Campeonato Mineiro, já em andamento, o clube disputará a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro. Com a chegada de Tatá à gestão, novos investimentos devem ser feitos no elenco e na infra-estrutura.
O estádio Joaquim Portugal, conhecido como Arena Sicredi, está em obras para ampliação das arquibancadas para receber os jogos da Série B. A capacidade mínima permitida na competição é de 6 mil espectadores. A casa do Athletic pode chegar a 7 mil lugares.
Outra prioridade da nova gestão será o maior investimento nas categorias de base, o que poderia ampliar as receitas do Athletic com vendas de atletas.
No momento, o Athletic é o líder do Grupo B do Campeonato Mineiro, com 12 pontos, à frente de América (11), Democrata-GV (2) e Itabirito (2).
O primeiro adversário do Esquadrão de Aço na Copa do Brasil será conhecido em sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol, na próxima sexta-feira (7), às 15h (de Brasília).
As mudanças na gestão do Athletic
Desde que se tornou SAF, em 2021, o Athletic passou por muitas mudanças em sua gestão. Recentemente, as duas empresas com maior parte das ações (F&P Gestão Esportiva e Tiberis Holding) divergiram na Justiça sobre a prioridade para aquisição do controle e sobre os investimentos realizados.
A seguir, um pequeno histórico das mudanças na composição da SAF:
21/12/2021
Athletic se transforma em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A empresa V2 Participações, dos empresários Vinícius Diniz e Victor Felipe Oliveira, compra 49,9% das ações da nova empresa. A associação fica com 50,1% das ações.
11/6/2022
Victor Felipe Oliveira vende a participação que tinha na SAF do Athletic. À época, a empresa não informou como ficou a nova composição da SAF.
31/10/2022
Grupo FutBraz anuncia a aquisição de 90% das ações da SAF do Athletic.
- 90% - Futbraz
- 10% - associação
Outubro de 2023
Inclusão das empresas Lago de Minas e Construtora Felipão na composição da SAF.
12/01/2024
O Grupo Futbraz, detentor da maioria das ações do Athletic Club, vende 21,5% da participação na Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para a Tiberis Holding.
- 59,5% - Futbraz (50% Vinícius Diniz e 50% de Fábio Mineiro)
- 21,5% - Tiberis Holding (do italiano Andrea Francese, presidente da Tiberis Holding)
- 7% - Construtora Felipão
- 7% - Família Lago de Minas
- 5% - Athletic Club (associação)
20/8/2024
O Grupo Futbraz, dono da maioria das ações do clube, foi vendido para novos investidores e passa a se chamar F&P Gestão Esportiva.
Vinícius Diniz deixa o Conselho de Administração do clube e também o controle da Futbraz.
Fábio Mineiro, precursor do projeto do Athletic, assume a presidência da Sociedade Anônima do Futebol e passa a ser controlador da SAF, tendo Pierre Fernandes como sócio.
- 59,5% - F&P Gestão Esportiva (Fábio Mineiro detém 51% das ações da F&P, e Pierre Fernandes tem 49%)
- 21,5% - Tiberis Holding (grupo italiano)
- 7% - Construtora Felipão
- 7% - Família Lago de Minas
- 5% - Athletic Club (associação)
Outubro de 2024
Nova composição da SAF após venda de 7% da Lago de Minas e 2% da Construtora Felipão para a F&P.
- 68,5% - F&P Gestão Esportiva
- 21,5% - Tiberis Holding (grupo italiano)
- 5% - Construtora Felipão
- 5% - Athletic Club (associação)