Marcus Salum terá uma nova função no
Agora, ele passará a trabalhar na coordenação de venda da SAF do América. A função corresponde em captar propostas que surgirem e colocar sob apreciação do Conselho, e segundo o próprio Salum, a meta para 2025 é conseguir uma boa oportunidade para aprovação dentro do clube.
Euler Araújo, que é membro do Conselho de Administração da SAF, vai coordenar a transição até a chegada de um CEO (Diretor Executivo, em inglês), que também está nos planos do América para os próximos meses.
Trajetória de Marcus Salum no América
Criado em família de americanos, Salum assumiu cargo administrativo no América pela primeira vez em 1986, no setor de patrimônio do clube. Três anos depois, em 1989, ele foi convidado para ser diretor de futebol do Coelho, cargo que ocupou até 1993.
Em 1995, Salum voltou ao clube, mas se afastou por problemas particulares e retornou no ano seguinte, como presidente. O mandato terminou em 1999, e entre 2000 e 2002, ele passou pelo Conselho Deliberativo.
A passagem seguinte do dirigente começou apenas em 2009, em meio a uma das piores crises da história do América. À época, Salum passou a ser um dos nove conselheiros administrativos, que substituíram o cargo de “presidente único”.
Cinco anos depois, em 2014, ele deixou o clube mais uma vez, alegando estar “cansado do futebol”. Entretanto, voltou no segundo semestre de 2016, quando o time lutava contra o rebaixamento na
No ano seguinte, Salum passou a ser presidente do Coelho, cargo que ocupou até 2021. Em fevereiro daquele ano, ele deixou o clube novamente, dando lugar a Alencar da Silveira Jr., mas voltou 50 dias depois, quando passou a ser coordenador de futebol clube-empresa em meio à transformação americana em SAF.
O processo foi aprovado em dezembro, e em maio de 2022, Salum passou a ser designado presidente do América SAF, cargo que ocupa desde então.
Nas diversas passagens pelo Coelho, Salum foi campeão da
Salum também estava no clube durante as estreias na