Técnico do América, Lisca não poupou críticas a Arthur Gomes Stefano, árbitro da derrota por 2 a 1 nesse domingo (15) para o Santos, na Vila Belmiro, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe americana reclamou de impedimento em um dos gols do Peixe, além de um pênalti não marcado para o próprio Coelho.
No lance do segundo gol santista, Lisca destacou que o zagueiro Gil participa do lance, mesmo em condição de impedimento. O técnico parabenizou a assistente que marcou a irregularidade e o VAR, que chamou para revisão. Mas não poupou críticas ao árbitro.
“O árbitro, hoje, infelizmente errou tudo que podia e sempre a favor do Santos. Eu tenho que ter que cuidado também que a gente vai falar, ele já me expulsou. No final do jogo, eu fui argumentar com ele, já tenho um pouco de experiência, jamais ia xingar ou ofender. Eu só perguntei para ele como que não tinha dado um impedimento tão claro com um corta-luz”, disparou o comandante americano.
Lisca se mostrou muito chateado com as polêmicas na partida. O técnico relembrou o recente período fora do futebol e disse que situações como essa seriam decisivas para abandonar o esporte.
“Eu fiquei dois anos em casa muito por isso, sabe? Um ano esse último, né? Eu até pensei em sair do futebol. Por tudo que a gente está vendo aí, mas não é só aqui, é o futebol brasileiro em todas as séries. Acho que passou da hora da profissionalização dos árbitros. Passou da hora, não sei por que eles não falam sobre isso. São os únicos que não são profissionais. Ali, quando eu apresentei o jogo, estava a profissão dele como personal trainer. Então ele não consegue se preparar para apitar um jogo desse. E não foi só você que teve essa percepção que quando botaram um hábito sem experiência, todo mundo estranhou. Num jogo desses, decisivo”, desabafou.
Entenda as polêmicas
A reclamação americana começou já aos 25 minutos do segundo tempo. Após bola rebatida na entrada da área de ataque do Santos, JP Chermont finalizou com força no canto e superou Dalberson para marcar o 2 a 0 para o Peixe, em momento de grande polêmica na Vila Belmiro.
Isso porque o zagueiro Gil estava na reta do chute e em condição de impedimento. Ele fez um ‘corta luz’ e deixou a bola passar para entrar no gol. O árbitro Arthur Gomes Stefano foi chamado ao VAR, revisou o lance e confirmou o gol santista.
No último lance de jogo, após cobrança de escanteio do América, a bola bateu na mão do defensor do Santos. Inicialmente, o árbitro Arthur Gomes Stefano encerrou a partida, mas em seguida, foi chamado para o VAR e não deu pênalti. O dono do apito marcou falta de ataque do América e encerrou a partida.
Na saída de campo, alguns jogadores do Coelho sequer quiseram conceder entrevista. Os que falaram, fizeram duras críticas ao trabalho do árbitro.