Ouvindo...

Rebaixado à Série B, América tem ‘um time’ em reta final de contrato

Coelho teve a queda matematicamente confirmada na 33ª rodada da Série A e já pensa no planejamento de 2024

América tem dez jogadores em fim de contrato e já pensa no planejamento para 2024

O América já está rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. Ainda na 33ª rodada da Série A, o Coelho teve a queda matematicamente confirmada ao ser goleado em casa por 3 a 0 para o Coritiba nessa quarta-feira (8) e já pode pensar também na montagem do elenco para a próxima temporada.

Dos jogadores que seguem no elenco americano, nove têm o contrato se encerrando em dezembro deste ano. São eles: Washington Aguerre, Matheus Cavichioli, Iago Maidana, Danilo Avelar, Ricardo Silva, Cazares, Felipe Azevedo, Aloísio e Wellington Paulista. A lista, inclusive, não considera os jogadores emprestados ao Coelho este ano.

As primeiras indefinições começam no gol. Recém-contratado, Washington Aguerre assinou até o fim do ano, com possibilidade de extensão, o que pode acontecer também pela iminência da saída de Matheus Cavichioli, outro goleiro em fim de contrato e que deve deixar o América.

Na defesa, são três nomes: Iago Maidana, Danilo Avelar e Ricardo Silva. Tendo em vista a presença regular entre os titulares ao longo de 2023, existe a possibilidade de eles terem o vínculo renovado para o ano que vem. Entretanto, o cenário do rebaixamento pode indicar que ao menos um dos três deixe o clube.

Entre os meias e atacantes, são cinco jogadores em reta final de contrato: Cazares, Felipe Azevedo, Aloísio, Wellington Paulista e Mikael. Desses, Cazares é o único com vínculo de produtividade e a renovação depende de um bom desempenho em campo. O equatoriano foi titular pela primeira vez na derrota para o Fortaleza, por 3 a 2, e teve boa atuação, apesar de poucos resultados desde então.

Outras situações importantes são de Aloísio, de 35 anos, e Wellington Paulista, de 40. A aposentadoria não é descartada para nenhum deles, especialmente pelo cenário dos últimos meses, em que o “Boi Bandido” conviveu com sequência de lesões e WP9 praticamente não entra em campo desde o começo da Série A. Azevedo, por fim, pode ser mantido para a próxima temporada.

Agora com o rebaixamento confirmado, o América deve usar a pausa de jogos da Data Fifa para começar a análise do elenco e definir casos de renovação, continuidade e dispensas para 2024. Além do nível técnico, o Coelho precisará também se adequar à realidade financeira da Série B, com premiações mais baixas, e o número de competições disputadas.

Na próxima temporada, a equipe americana vai jogar apenas três campeonatos: o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B do Brasileirão.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.