O América já está rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. Ainda na 33ª rodada da Série A, o Coelho teve a queda matematicamente confirmada
Dos jogadores que seguem no elenco americano, nove têm o contrato se encerrando em dezembro deste ano. São eles: Washington Aguerre, Matheus Cavichioli, Iago Maidana, Danilo Avelar, Ricardo Silva, Cazares, Felipe Azevedo, Aloísio e Wellington Paulista. A lista, inclusive, não considera os jogadores emprestados ao Coelho este ano.
As primeiras indefinições começam no gol. Recém-contratado, Washington Aguerre assinou até o fim do ano, com possibilidade de extensão, o que pode acontecer também pela iminência da saída de Matheus Cavichioli, outro goleiro em fim de contrato e que deve deixar o América.
Na defesa, são três nomes: Iago Maidana, Danilo Avelar e Ricardo Silva. Tendo em vista a presença regular entre os titulares ao longo de 2023, existe a possibilidade de eles terem o vínculo renovado para o ano que vem. Entretanto, o cenário do rebaixamento pode indicar que ao menos um dos três deixe o clube.
Entre os meias e atacantes, são cinco jogadores em reta final de contrato: Cazares, Felipe Azevedo, Aloísio, Wellington Paulista e Mikael. Desses, Cazares é o único com vínculo de produtividade e a renovação depende de um bom desempenho em campo. O equatoriano foi titular pela primeira vez na derrota para o Fortaleza, por 3 a 2, e teve boa atuação, apesar de poucos resultados desde então.
Outras situações importantes são de Aloísio, de 35 anos, e Wellington Paulista, de 40.
Agora com o rebaixamento confirmado, o América deve usar a pausa de jogos da Data Fifa para começar a análise do elenco e definir casos de renovação, continuidade e dispensas para 2024. Além do nível técnico, o Coelho precisará também se adequar à realidade financeira da Série B, com premiações mais baixas, e o número de competições disputadas.
Na próxima temporada, a equipe americana vai jogar apenas três campeonatos: o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B do Brasileirão.