O Fortaleza volta à Arena Castelão, na capital cearense, cinco dias depois da histórica classificação para a final da Copa Sul-Americana, a primeira do clube em um torneio continental e também de um time nordestino no torneio. E para enfrentar um América, neste domingo (8), às 18h30 (de Brasília), que tenta ganhar fôlego na luta contra o rebaixamento.
O jogo será válido pela 26ª rodada do Brasileiro da Série A. O América soma apenas 18 pontos e ocupa a vice lanterna, à frente apenas do Coritiba. O Coelho não vence há quatro partidas e tem mais de 95% de chances de ser rebaixado ao fim do campeonato.
Se vencer o Fortaleza, a equipe americana não sobe na tabela, mas pode terminar a rodada com seis pontos de distância para o primeiro time fora do Z4. Por outro lado, se perder o jogo, pode voltar à lanterna do campeonato em caso de vitória do Coxa sobre o Atlético em Belo Horizonte.
Em 9º no Brasileirão, com 39 pontos, o Leão busca terminar no G6, grupo de seis times que certamente estará na Copa Libertadores em 2024. A vaga também pode ser obtida via Sul-Americana, já que o campeão se garante na competição continental mais famosa no ano seguinte.
O clube colocou ingressos a partir de R$ 25, e meia-entrada para mulheres em todos os setores, para tentar encher o Castelão no jogo seguinte à classificação histórica.
Coelho com desfalques e retornos
O técnico Fabián Bustos vai precisar fazer alterações na escalação do América. No empate por 1 a 1 com o Cruzeiro, na última rodada, o meia Alê recebeu o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão diante do Leão do Pici.
Outro desfalque confirmado é Felipe Azevedo, que ainda precisa cumprir um jogo de suspensão. Apesar das ausência, Bustos terá reforços para o jogo. Emmanuel Martínez, Felipe Azevedo e Iago Maidana, suspensos para o jogo contra o Cruzeiro, estarão novamente disponíveis.
O atacante Aloísio está na fase final de recuperação de uma lesão muscular e voltou a treinar nesta semana, mas ainda não deve ser relacionado. Uma dúvida para Bustos é o meia Benítez, titular contra o Cruzeiro, mas que também sentiu problema clínico e não é presença garantida na relação.
Por outro lado, o goleiro Matheus Cavichioli, que foi desfalque no clássico mineiro por uma indisposição, deve voltar à meta do Coelho.
Leão com força máxima
O único suspenso no Fortaleza é o zagueiro reserva Marcelo Benevenuto, por acúmulo de cartões amarelos. Ele foi advertido no empate por 1 a 1 contra o Grêmio, no sábado passado pelo Brasileiro, jogo que Vojvoda escalou um time totalmente reserva pensando na semifinal da Sul-Americana.
O atacante Marinho continua tratando um estiramento ligamentar no joelho direito, e está fora da partida. A previsão é que ele possa estar disponível na final da competição da Conmebol.
Vojvoda só pretende poupar atletas visando a final da ‘Sula’ mais próximo do confronto. A delegação terá que embarcar para o Uruguai em 25 de outubro, uma quarta-feira, como determina o regulamento da Conmebol. Um dia antes, 24, haverá jogo pela 29ª rodada do Brasileiro contra o Botafogo, na Arena Castelão. Nesta partida o Fortaleza deve ter um time reserva em campo.
Fortaleza x América
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Britez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre e Pochettino; Yago Pikachu, Lucero e Guilherme. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
América
Matheus Cavichioli; Rodriguinho, Ricardo Silva, Iago Maidana, Danilo Avelar e Nicolas; Martinez, Juninho e Benítez (Breno); Everaldo e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.
Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data e horário: 8 de outubro de 2023 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)
Auxiliares: Anne Kesy Gomes de Sá (Fifa-AM) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR-Fifa)
Transmissão
Itatiaia no Youtube, a partir das 18h15
TV: Premiere