A sequência de “decisões” do América ainda neste começo de temporada 2023 segue para mais um capítulo. Nesta terça-feira (23), o Coelho recebe o Defensa y Justicia-ARG no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Após vencer pela primeira vez na Série A do Campeonato Brasileiro no sábado (20), diante do Fortaleza, a equipe americana precisa dos três pontos também na competição continental, na qual ocupa a 3ª posição e momentaneamente está fora da zona de classificação. Para o confronto, o técnico Vagner Mancini provavelmente fará um improviso na lateral-direita.
Isso porque o Coelho não terá à disposição nenhum jogador de ofício para a posição. No último mês, o time perdeu Arthur, negociado com o futebol alemão, e Nino Paraíba, que teve o contrato rescindido após citação em esquema de apostas no futebol brasileiro. O titular natural seria Marcinho, mas ele não foi inscrito na Sul-Americana e por isso não pode jogar.
Por outro lado, o garoto Samuel, de 19 anos, é o único que pode ocupar o setor, mas ainda não teve nenhuma chance com a equipe profissional. Ele foi um dos destaques na campanha da Copa São Paulo de Futebol Junior deste ano e gradativamente vem sendo integrado ao elenco principal.
Sem opções, tudo indica que Mancini fará um improviso no lado direito da defesa. Caso escolha jogar com quatro homens na primeira linha, a tendência é que o zagueiro Ricardo Silva seja deslocado. Marlon, Nicolas e Danilo Avelar disputam a vaga na ala esquerda, e a linha de zagueiros pode ser ocupada por Éder, Iago Maidana ou Wanderson.
Após três rodada do grupo F da Sul-Americana, o Coelho é 3º com 4 pontos, dois a menos que o próprio Defensa y Justicia. Dependendo da combinação de resultados da rodada, a equipe americana pode se tornar líder e dar importante passo rumo às oitavas de final.
Vale lembrar que, na fase de grupos, o campeão de cada chave avança automaticamente, enquanto os segundos colocados precisam enfrentar os terceiros colocados dos grupos da Libertadores para conseguir uma vaga nas oitavas.