Quando a fase não é boa, tudo parece se virar contra. No atual contexto do futebol mineiro, o América se encaixa nesse “mito” e se vê ainda mais pressionado na temporada 2023. Sem vencer há cinco jogos, o Coelho agora foca os trabalhos no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, diante do Internacional, no Independência, em Belo Horizonte, às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (17).
A história envolvendo Coelho e Colorado não é das maiores no futebol brasileiro, mas já se estende por mais de 50 anos. As equipes jogaram pela primeira vez em 1971, e de lá para cá, são 28 confrontos no retrospecto, incluindo Série A, Série B e Copa do Brasil, por exemplo.
No total, foram 15 vitórias do Inter, sete empates e apenas seis vitórias americanas. O mesmo domínio gaúcho se aplica ao histórico recente: nos últimos cinco jogos, o Colorado venceu três, e o Coelho venceu um, além de um empate. A partida mais recente foi em novembro do ano passado, pela Série A do Brasileirão, com vitória do América por 1 a 0 no Independência. Alê foi o autor do tento.
Copa do Brasil é esperança no histórico
Nesta quarta, América e Inter começam uma disputa na Copa do Brasil pela terceira vez. A primeira foi em 2013, na terceira fase, quando o time gaúcho avançou: vitória por 3 a 1 em Porto Alegre e empate por 1 a 1 em Belo Horizonte.
O confronto seguinte, entretanto, está marcado na lembrança dos americanos. Em 2020, as equipes se enfrentaram nas quartas de final, naquela que foi uma campanha histórica do América na competição.
No estádio Beira Rio, o Coelho venceu por 1 a 0, mas o Inter devolveu o placar no Independência, levando a decisão para os pênaltis. O América venceu por 6 a 5, e pela primeira vez, chegou à semifinal da Copa do Brasil - o único entre os quatro times daquela edição que jogava a Série B.
O caminho americano se encerrou na sequência, com a eliminação para o Palmeiras. Porém, mesmo com números históricos não muito favoráveis, o Coelho pode usar o confronto para construir uma nova história no campeonato e alavancar possível recuperação para a temporada 2023.