Dando início à temporada dos principais clubes do estado, começa neste sábado (21) Campeonato Mineiro. Depois de alguns anos com fórmulas semelhantes, o torneio terá um novo modelo de disputa em 2023.
Os 12 times que disputam o torneio estão separados em três grupos. América, Atlético e Cruzeiro, as três equipes da capital, são cabeças de cada chave e estão separados neste primeiro momento da competição.
-
Grupo A: Atlético, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre
-
Grupo B: América, Caldense, Patrocinense e Democrata-SL
-
Grupo C: Cruzeiro, Democrata-GV, Tombense e Ipatinga*
Os times do mesmo grupo não se enfrentam entre si e encaram apenas as equipes que estão nas outras chaves. Portanto, a primeira fase terá oito rodadas. Diminuir o número de datas foi o que motivou a alteração da fórmula de disputa.
Avançam para a semifinal do Campeonato Mineiro os primeiros colocados de cada grupo, além do melhor segundo colocado na classificação geral. As semifinal e a final serão disputadas em dois jogos, diferentemente do que aconteceu na última edição do torneio.
Rebaixamento
O rebaixamento será definido com um triangular de rebaixamento, que será disputado entre os três piores classificados da primeira fase.
Árbitro de vídeo
Além da mudança no formato da disputa do Estadual, haverá também o árbitro de vídeo em todas as partidas. Diferentemente do que aconteceu nos últimos anos, quando o uso do VAR ficou liberado somente nas fases eliminatórias.
* O jogo do Ipatinga na primeira rodada está suspenso até que o STJD julgue o recurso do Betim, que pleiteia na Justiça a vaga do time do Vale do Aço. A alegação seria falsificação de documentos ainda no Módulo II do Campeonato Mineiro