O Vasco venceu o Botafogo nesta quinta-feira (6), em São Januário, no Rio de Janeiro pela Série A do Campeonato Brasileiro e respirou na briga contra o rebaixamento. Com gol de Paulo Henrique, o Cruz-Maltino bateu o líder por 1 a 0 e está fora do Z4 do Brasileirão.
Com a vitória, o Cruz-Maltino chega aos 37 pontos e subiu para a 15ª colocação. O triunfo colocou o Cruzeiro na zona de rebaixamento. A Raposa tem a mesma pontuação, mas tem menos vitórias e agora ocupa a 17ª posição.
O Botafogo, por sua vez, acumula a terceira derrota seguida e estaciona nos 59 pontos, ainda líder. Entretanto, o Glorioso vê a liderança cada vez mais ameaçada. A pontuação é a mesma do vice-líder, Palmeiras. O time carioca tem um jogo a menos em comparação aos paulistas.
Próximos jogos
O Vasco só volta a jogar no dia 12, diante do América, em São Januário, às 18h30 (de Brasília). O decisivo duelo direto com o Cruzeiro, no Mineirão, foi adiado para o próximo dia 22.
O Botafogo retorna a São Januário, na quinta (9), às 20h (de Brasília), mas dessa vez como mandante, contra o Grêmio. O Nilton Santos está fechado para shows nesta semana.
São Januário ou Nilton Santos?
Os primeiros 25 minutos de partida, parecia que o Botafogo estava jogando no seu ‘tapetinho’. Com toque de bola envolvente, o Glorioso rondou sem parar o gol do Vasco, que tentava se livrar no chutão.
Porém, o domínio alvinegro não se transformou em bola na rede. O Vasco se segurou bem, e começou a colocar a bola no chão para equilibrar as ações.
A torcida vascaína se levantou com as seguidas disputas de bola que o Cruz-Maltino começou a ganhar no meio de campo.
Quem não faz, toma!
Se existe uma máxima no futebol que nunca poder ser ignorada é a de “quem não faz, toma”. Após perder o domínio do meio de campo, o Botafogo se enervou. E o Vasco aproveitou.
Em um chute sem direção de Maicon, a bola encontrou Paulo Henrique. O lateral ex-Galo, fintou Marçal no domínio, passou por Bastos e bola na rede: 1 a 0.
O gol deixou o Botafogo desnorteado e a lógica do primeiro tempo se inverteu. Quem errava sem parar, era o Glorioso.
Inversão de domínio
Após o gol, o que de viu foi uma avalanche do Vasco contra o gol de Lucas Perri. O Cruz-Maltino chegou a ter um gol de Pec anulado por posição irregular. Depois foi a vez de Paulinho cabecear rente à trave.
Vasco controla a vantagem
No segundo tempo, o Botafogo tentou pressionar o Vasco, mas nitidamente o psicológico do time, antes imbatível, parece estar abalado. Em quase todas as chegadas ao ataque, os jogadores tomavam a decisão errada.
O Vasco, com o resultado de baixo do braço, foi esperto e catimbou quando pôde, deixando a bola com o pouco criativo Botafogo. Nas bolas alçadas, com Tiquinho e Diego Costa na frente, foi quando o Bota levou mais perigo, mas de nas adiantou.
Artilheiro fora contra o Grêmio
Nada é tão ruim que não posso piorar. Em uma sequência de derrotas, o Botafogo ainda terá o desfalque de Tiquinho Soares, artilheiro do Brasileiro ao lado de Paulinho, do Atlético, fora do confronto. Ele recebeu o terceiro amarelo no clássico.
Vasco 1 x 0 Botafogo
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Medel e Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes e Paulinho (Jair); Gabriel Pec, Erick Marcus (Alex Teixeira) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.
Botafogo
Lucas Perri; Di Plácido (Carlos Alberto), Philipe Sampaio, Bastos (Diego Costa) e Marçal (Hugo); Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Segovinha), Victor Sá (Luís Henrique) e Tiquinho Soares. Técnico: Lúcio Flávio.
Gol: Paulo Henrique, do Vasco, aos 28'/1ºT;
Cartões amarelos: Medel (Vasco); Marçal, Danilo Barbosa, Diego Costa e Tiquinho Soares (Botafogo);
Público:
Renda:
Data e horário: segunda-feira, 6 de novembro de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: São Januário, no Rio de Janeiro
Motivo: 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway (Fifa/PB)