Ouvindo...

América e Grêmio fazem duelo de ‘sonhos opostos’ no Brasileirão

Coelho sonha com milagre para sair do Z4, e Tricolor quer entrar no G4; equipe se enfrentam pela Série A neste sábado em BH

América e Grêmio fazem duelo de situações bem opostas na Série A do Brasileirão

A reta final da Série A do Campeonato Brasileiro promete grandes emoções! Ainda com muito a disputar na competição, América e Grêmio se enfrentam às 19h (de Brasília) deste sábado (28) no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada da elite nacional.

O confronto é de enorme importância para ambos os lados, mas nas pontas opostas da classificação. Dono da casa, o América está atolado na lanterna com apenas 19 pontos e tem mais de 99% de chances de rebaixamento. Em caso de vitória, o Coelho pode subir apenas uma posição, mas os três pontos são fundamentais na busca por um milagre para permanecer na Série A em 2024.

O Grêmio, por sua vez, ocupa a 6ª posição na tabela com 47 pontos. Se vencer no Independência, o Tricolor pode chegar até mesmo ao 3º lugar, dependendo da combinação de resultados. Se perder, por outro lado, o time de Renato Portaluppi pode perder até duas posições na classificação.

Bustos pode repetir escalação do América pela 1ª vez

O técnico Fabián Bustos chegará ao 15º jogo no comando do América, e pela primeira vez, tem grandes chances de repetir uma escalação. Isso porque o Coelho terá praticamente força máxima para receber o Grêmio no Independência.

Os únicos desfalques são Rodrigo Varanda e Matheusinho, machucados. Por outro lado, o zagueiro Ricardo Silva volta de suspensão e deve ser titular novamente. Além dele, o lateral Danilo Avelar foi liberado após julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e deve seguir como titular na defesa americana.

O jogador foi julgado nessa sexta (28) pela expulsão diante do Cuiabá, ainda em setembro. Ele foi sentenciado com uma partida de suspensão, que já foi cumprida. Dessa forma, ele segue normalmente como opção.

Por fim, o meia Benítez deve ser mantido no time, tendo em vista as boas atuações nos últimos compromissos. Mesmo com a parte física questionada, o argentino deve ser titular mais uma vez.

Assim, Bustos pode escalar o mesmo time que empatou com o Corinthians por 1 a 1 na 28ª rodada, algo que ainda não aconteceu desde a contratação do técnico argentino.

Grêmio tem retorno de artilheiro em busca do G4

Do lado gremista, o técnico Renato Portaluppi não terá o zagueiro Kannemann, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Caso Renato opte pela formação com três zagueiros novamente, o argentino deve ser substituído por Bruno Uvini. No entanto, se utilizar dois defensores, Bruno Alves é o substituto natural.

Um retorno fundamental para o Tricolor é o artilheiro Luis Suárez. O atacante uruguaio cumpriu suspensão contra o Flamengo e estará de volta contra o América em BH. O volante Carballo e o lateral Cuiabo seguem se recuperando de lesão, e novamente são baixas no Tricolor.

Algumas opções de Portaluppi para o confronto incluem jovens jogadores, que foram destaque na heroica vitória sobre o Flamengo, na última quarta-feira (25). Ferreira, Nathan Fernandes e André Henrique marcaram os gols da vitória gremista em cima do Rubro Negro. Desta forma, o trio vira importante arma de Renato no banco de reservas.

Retrospecto favorável ao Tricolor gaúcho

América e Grêmio já se enfrentaram 20 vezes na história, em partidas da Série A, Série B, Copa Sul-Minas e a Primeira Liga. Foram nove vitórias do Tricolor, sete empates e quatro triunfos do Coelho.

Nos últimos dez jogos, o América só venceu uma vez, além de quatro vitórias gremistas e quatro empates. No jogo do primeiro turno, o time gaúcho se deu melhor novamente e venceu de virada por 3 a 1 na Arena, em Porto Alegre.

A última partida em Belo Horizonte, por outro lado, terminou com vitória do América. Em novembro de 2021, pelo Brasileirão daquele ano, o Coelho venceu por 3 a 1 em meio à arrancada que garantiu vaga na Copa Libertadores de 2022.

América x Grêmio

Provável América

Jori; Ricardo Silva, Iago Maidana e Danilo Avelar; Matheus Henrique, Juninho, Martinez, Benítez e Nicolas (Marlon); Felipe Azevedo e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.

Provável Grêmio

Gabriel Grando; João Pedro, Geromel, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti e Pepê; Galdino (João Pedro Galvão), Cristaldo (Bruno Uvini) e Ferreira (Besozzi); Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Data e horário: sábado, 28 de outubro de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
Motivo: 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa-SP)

Onde assistir: Premiere (TV por assinatura) e Itatiaia, a partir das 18h45 (de Brasília)

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.