Ouvindo...

Vasco atropela o Coritiba e fica perto de deixar o Z4 do Campeonato Brasileiro

Vasco atropelou o Coritiba por 5 a 1 em retorno da torcida em São Januário no Rio de Janeiro

Vegetti e Paulinho brilharam em mais uma vitória do Vasco

O reencontro do Vasco com sua torcida em São Januário não podia ter um melhor roteiro. Com casa cheia e atuação de gala, o Cruz-Maltino venceu o Coritiba, por 5 a 1, nesta quinta (21), pela 24ª rodada do Série A do Campeonato Brasileiro.

Os gols da partida foram marcados por Zé Gabriel, seu primeiro pelo clube, Rossi, seu primeiro na volta, Gabriel Pec, artilheiro do time na temporada, e Vegetti, duas vezes, que se tornou a referência do ataque. Sebastian Gomez descontou para o Coxa.

A goleada, não só dá moral para a equipe, como deixa a equipe carioca dependendo de suas próprias forças para, enfim, depois de 19 rodadas deixar a zona do rebaixamento. Basta a equipe vencer na segunda-feira (25), o América, no Independência, para sair do Z4.

Como fica a tabela

Com a vitória, o Vasco chegou aos 23 pontos, dois a menos que Bahia e Goiás, os times fora da zona de rebaixamento e um a menos que o Santos, o 17º colocado. Ou seja, se vencer o jogo a menos, o Cruz-Maltino sairá da zona de rebaixamento. O Coxa, por sua vez, amarga a lanterna do Brasileiro e encaminha o rebaixamento a cada rodada.

Estreia como titular e show de Payet

Quem fez a diferença na partida foi o francês Dimitri Payet. Atuando pela primeira vez como titular, o camsia 10 deu duas assitências e comandou a goleada vascaína. Ainda abaixo da forma ideal, o meia mostra que pode ser um diferencial desse time de Ramón Díaz, e mostra evolução a cada rodada.

Rossi é xodó da torcida

Outro que está a cada dias mais nas graças da torcida vascaína é Rossi. Contratado sob desconfiança, o atacante foi ganhando espaço aos poucos e hoje como titular foi mais uma vez o cara da ponta e da ofensividade do Vasco. Uma assistência e seu primeiro gol no retorno. O camisa 31 teve seu nome cantado pela torcida em São Januário.

Vegetti é um capítulo à parte

É impossível falar da goleada do Vasco, com atuação de gala de Rossi e Payet, sem falar do artilheiro do time e que chegou para mudar a história vascaína na luta contra a degola. Vegetti marcou mais duas vezes pelo Cruz-Maltino, chegou a marca de seis gols em sete jogos. Ele caminha para sua melhor temporada de toda a carreira, aos 34 anos. Com 19 gols em 2023, ele está a dois gols de superar a melhor marca pessoal.

Desentala o grito

Nos outros três jogos em São Januário que o Vasco jogou com portões abertos, nenhum grito de gol a favor. O confronto diante do Coritiba serviu para desentalar o grito. Foram cinco gols de uma vez, passando a quantidade de jogos com a torcida junto. Em dois jogos, o Cruz-Maltino marcou nove gols, se somar os 4 a 2 sobre o Fluminense.

Vasco 5 x 1 Coritiba

Vasco

Léo Jardim; Puma Rodríguez, Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel (Jair aos 14'/2ºT), Praxedes (Marlon Gomes aos 21'/2ºT), Paulinho e Payet (Gabriel Pec aos 14'/2ºT); Rossi (Orellano aos 27'/2ºT) e Vegetti (Sebastian Ferreira aos 21'/2ºT). Técnico: Ramón Díaz.

Coritiba

Gabriel; Hayner (Natanael aos 16'/2ºT), Kuscevic, Thiago Dombroski e Jemerson (Victor Luís, no intervalo); Samaris (William Farias aos 12'/2ºT), Fransérgio (Andrey aos 24'/2ºT) e Sebastián Gómez; Marcelino Moreno, Robson (Jesé Rodríguez aos 12'/2ºT) e Slimani. Técnico: Thiago Kosloski

Gols: Zé Gabriel, aos 8'/1ºT, Rossi, aos 33'/1ºT e Vegetti aos 4', 17'/2ºT e Gabriel Pec aos 35'/2ºT para o Vasco; Sebastián Gómez aos 34'/2ºT, para o Coritiba.
Cartões amarelos: Sebastián Ferreira (Vasco); Samaris e William Farias (Coritiba)

Público: 20.321
Renda: R$ 993.631,00

Motivo: 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro;
Data e horário: 21 de setembro de 2023 (quinta-feira), às 19h (de Brasília);
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ);
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-RJ);
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Evandro de Melo Lima (SP);
Quarto árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ);
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC);

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.