O confronto desse domingo (10) entre Volta Redonda e Botafogo-PR, pela segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, tem repercutido nacionalmente por questões extracampo. Parte da torcida carioca que estava presente no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, proferiu cânticos homofóbicos aos adversários. O duelo foi válido pela segunda rodada do Grupo C.
Os torcedores do Voltaço fizeram uma adaptação da música cantada por flamenguistas em provocação aos botafoguenses. No início do mês, os Rubro-Negros parodiaram um canto dos rivais em apoio ao atacante Matías Segovia, do Glorioso. No Raulino de Oliveira, contudo, o alvo não foi um atleta em específico, e sim a população da Paraíba.
“Paraíba chupa p***. Olha a mam*** que ele tem. Se você não tomar cuidado, vai mam** você também”, cantou os torcedores do Volta Redonda.
Confira o pronunciamento do Botafogo-PR sobre o caso
“Ontem, dia 10 de setembro de 2023, o Botafogo Futebol Clube enfrentou o Volta Redonda, em partida pela 2ª rodada da 2ª fase do Campeonato Brasileiro da série C, no estádio Sylvio Raulino de Oliveira, onde fomos bem recebidos pela Direção do clube mandante.
Porém, nesse jogo, fomos surpreendidos com cânticos homofóbicos e xenofóbicos vindo de um grupo de torcedores do Volta Redonda, localizados na arquibancada, no local da partida. Atitude deplorável, inconcebível e inaceitável, que deve envergonhar qualquer cidadão!
Que fique registrado o repúdio do Botafogo Futebol Clube, clube que carrega em seu escudo as cores da Paraíba e que tem orgulho de representar uma legião de Paraibanos e torcedores, especialmente nordestinos, espalhados por todo o Brasil.
Botafogo Futebol Clube”, escreveu o clube.
Botafogo x Flamengo
Contente com o desempenho do time, a torcida do Botafogo criou uma paródia descontraída da música “Vai Novinha”, dos DJ’s Dyamante e Rafael Felix, para o camisa 10 Matías Segovia. O refrão se popularizou nacionalmente e chegou aos estádios: “Segovinha joga bola. Olha o drible que ele tem. Se você não tomar cuidado, vai driblar você também”.
Porém, no início deste mês, durante um clássico no Nilton Santos, na cidade do Rio de Janeiro, torcedores do Flamengo fizeram uma adaptação preconceituosa da brincadeira: “Segovinha chupa p***. Olha a mam*** que ele tem. Se você não tomar cuidado, vai mam** você também”, cantaram os rubro-negros.