Jogar como visitante tem sido um problema para um grupo de equipes da Série A do Campeonato Brasileiro. Concluída a 22ª rodada da competição, duas equipes ainda não venceram fora de casa: o América e outras quatro triunfaram apenas uma vez longe de seus domínios. Ao todo, dos 20 clubes que disputam o Brasileirão, três deles já superaram a marca dos 100 dias sem vencer como visitante.
As duas equipes que não venceram fora de casa na Série A são o lanterna América e o São Paulo, 11º colocado. Ambos, entretanto, não chegam a atingir a marca porque superaram adversários como visitante em outras competições.
O Coelho venceu o Peñarol, em Montevidéu, no último dia 29 de junho (há 69 dias), pela Copa Sul Americana. O Tricolor, em 13 de julho (há 55 dias), superou o rival Palmeiras, no Allianz Parque, pela Copa do Brasil. No Brasileiro, entretanto, a dupla ocupa o Z4 dos visitantes: o América com apenas três pontos tem o pior aproveitamento, enquanto o São Paulo, com cinco, é o 18º.
Acima de 100 dias
No recorte mais amplo, o campeão de tempo sem vencer como visitante é o Vasco da Gama. A equipe carioca já soma 144 dias sem vencer longe de São Januário. O último triunfo aconteceu na abertura do Brasileirão, no dia 15 de abril, diante do Atlético, no Mineirão. Desde então, são dez jogos sem êxitos como visitante, o que remete ao 15º aproveitamento fora de casa na competição, com sete pontos.
A seguir vem o Bahia. A equipe do técnico Renato Paiva completou no início de setembro quatro meses sem vencer. O último triunfo por 1 a 0 veio contra o Vasco, no dia 1º de maio, em São Januário, pela 3ª rodada. Desde então, são 11 jogos de jejum. A tem a 16ª campanha como visitante, com seis pontos.
Completa a lista dos times há mais de 100 dias sem vencer o Santos, que não vence fora da Vila Belmiro desde o dia 14 de maio (115 dias). Assim como o Bahia, o adversário que cedeu a vitória ao Peixe foi o Vasco, pela 6ª rodada do Brasileiro (1 a 0). O Alvinegro tem a segunda pior campanha como visitante na competição, com apenas quatro pontos - apenas acima do América.