Ouvindo...

Com técnico mineiro, Botafogo-PB tenta retorno à Série B após 34 anos

Único nordestino classificado à segunda fase da Série C, o Belo já participou cinco vezes da Segundona, mas não disputa a competição desde 1989

Botafogo-PB é o único clube nordestino vivo na Série C

Dos sete nordestinos na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, apenas restou o Botafogo-PB. Equipe comandada pelo técnico mineiro Felipe Surian, o Belo terminou a fase de grupos na sexta posição, com 30 pontos. Classificado com uma rodada de antecedência, agora iniciará uma batalha para fazer histórica: voltar à Série B após 34 anos de ausência.

O Botafogo está no Grupo C, ao lado de Amazonas, Brusque e Paysandu. Na última partida da primeira fase, a equipe paraibana empatou com o Ypiranga-RS, fora de casa, por 1 a 1. Apesar do cenário positivo, o Belo vive um momento de alerta, visto que não vence há quatro jogos.

Com a competição novamente zerada, a segunda fase terá os oito clubes divididos em dois grupos, com quatro times cada, para confrontos de turno e returno dentro de cada chave. Os dois primeiros de cada bloco se garantem na Série B 2024. O Grupo B está composto por São Bernardo, Operário-PR, São José-RS e Brusque.

O Botafogo irá estrear na nova fase no fim de semana, em João Pessoa, com a CBF ainda por confirmar data e horário.

Revés para o Nordeste

O Nordeste começou a competição com sete representantes e teve dois rebaixados: o América-RN e o Altos-PI. Além deles, não conseguiram avançar à segunda fase o Floresta, CSA, o Náutico e o Confiança, que encerraram a participação na temporada 2023.

Felipe Surian

Com passagens por times como Anápolis, Caldense, Villa Nova-MG, Volta Redonda, Uberlândia, Portuguesa, Tupynambás, Felipe Surian, mineiro de Juiz de Fora, tem 41 anos e atuou como zagueiro até 2007, quando aposentou-se atuando pelo Tupi. A principal conquista do treinador foi o título da Série D do Campeonato Brasileiro de 2016, à frente do Volta Redonda.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.