Ouvindo...

Em 1995, Fluminense e Santos fizeram semifinal marcada por goleadas

Peixe alcançou diante do Tricolor uma das maiores viradas da história da principal competição nacional

Alexandre Simões lembra semifinal entre Fluminense e Santos em 1995

O Campeonato Brasileiro quando a competição era decidida no sistema de mata-mata viveu momentos espetaculares, um dos principais deles a semifinal entre Santos e Fluminense, na edição de 1995, quando o Peixe alcançou uma das maiores viradas da história do torneio.

Quando os dois clubes se encontram, o que acontecerá novamente neste sábado (29), às 16h, no Maracanã, sempre são lembrados aqueles jogos de 7 e 10 de dezembro de 1995.

O Fluminense garantiu a vaga nas semifinais ganhando o Grupo B no turno, numa disputa com o próprio Santos e o Internacional. O Peixe venceu a chave no returno e o cruzamento previa um cruzamento entre eles para a definição de um dos finalistas do Campeonato Brasileiro de 1995.

Como os santistas tinham melhor campanha na somatória dos dois turnos, carregavam a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Além disso, tinha o mando de campo da partida de volta.

Em 7 de dezembro, Giovanni, destaque do time santista, abriu o placar no Maracanã aos 21 minutos com o Santos dominando totalmente o primeiro tempo. Na etapa final, o Fluminense chegou à virada fazendo 4 a 1, ajudado pelas expulsões de Robert, aos 27, e Jamelli, aos 43. Neste segundo cartão vermelho, o placar ainda era de 2 a 1 para o tricolor carioca.

Com a goleada no Rio de Janeiro, o Fluminense foi ao Pacaembu, em 10 de dezembro, podendo perder por dois gols de diferença para ser finalista. O Santos precisava devolver os três gols de diferença.

O Almanaque do Santos, de Guilherme Nascimento, define assim aquela atuação santista: “Um épico...um drama...um espetáculo (no campo e nas arquibancadas)...atuando no velho 4-2-4, o SFC reviveu seus velhos tempos e Giovanni foi soberbo, ganhou nota 10 na Bola de Prata. INESQUECÍVEL”.

Com dois gols de Giovanni, e um de Macedo, Camanducaia e Marcelo Passos, o Santos fez 5 a 2 no Fluminense, que contou com duas bolas na rede de Rogerinho. O Peixe era finalista do Campeonato Brasileiro, numa disputa contra o Botafogo, que ficou com a taça.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro