Ouvindo...

Especialista explica método para atenuar danos aos gramados após shows

Estado do gramado do Mineirão e outros estádios brasileiros gera reclamação dos clubes

Colocação diferente é consequência do plantio de novos rolos de grama

Os shows realizados recentemente na parte interna do Mineirão se tornaram alvo de críticas de jogadores, clubes e torcedores, que reclamam da situação do campo de jogo. Para David Lins, responsável pela manutenção de estádios como Mangueirão e Serra Dourada, é possível manter o gramado em boas condições mesmo com eventos.

Para o consultor técnico, a preparação feita antes da instalação do tablado utilizado como piso é fundamental para que a grama sofra menos no momento em que está abafada. Para ele, isso pode não estar sendo feito no Gigante da Pampulha.

“Está tendo muito shows no Mineirão. Show é uma coisa natural. Quando a gente dava manutenção no Independência, tinha show à vontade lá porque a gente fazia preparação para antes e depois dos jogos. Talvez, a empresa não tenha expertise em fazer essa preparação antes do show e depois do show. Nós damos a manutenção do Mangueirão lá em Belém. Lá tem show direto, não temos esse problema. O que eu acho que eles não estão fazendo é preparação como deveria ser feita para os dois momentos”, disse.

O especialista explicou que deixar o gramado crescer um pouco mais que o normal antes dos shows, além de outras técnicas específicas atenua os danos. Após críticas dos clubes, eventos que estavam marcados para a parte interna do Gigante da Pampulha vão ser transferidos de local.

“Quando você abafa um gramado, traz um estresse e uma dificuldade muito grande para ele se desenvolver. Geralmente, você deixa o gramado crescer um pouco mais, usa um determinado tipo de produto, faz uma adubação diferenciada para, no momento em que eles estiver abafado, ele estar nutrido. Quando você tirar essa parte do piso, você não vai ter tanto sofrimento pelo problema dele estar abafado. Não quero criticar, mas acho que algumas coisas não estão sendo feitas como deveriam fazer”, completou.

Um gramado bem feito dentro de uma tecnologia pode jogar futebol até 15 horas por semana

Gramado do Independência

Depois de três semanas de manutenção e plantio da grama de inverno, o Independência está pronto para receber duas partidas neste final de semana. Com bom aspecto visual, o Horto recebe Cruzeiro e São Paulo neste sábado (24), às 21h, pela 11ª rodada do Brasileirão. No dia seguinte, o estádio será palco do duelo entre América e Internacional.

“A grama de inverno colocada no Independência é algo normal e todos os estádios do Brasil. Nessa época do ano se coloca essa grama de inverno. Nessa época do ano, a incidência do sol é menor, é mais frio. Se você colocar o gramado normal, ela não cresce. Como ela não cresce e não reproduz tanto, o pisoteio do jogador mais os shows vão dificultando muito o desenvolvimento da grama. Aí é colocada a grama de inverno” explicou o especialista.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.