O América do Rio Grande do Norte utilizou as redes sociais para anunciar nova contratação. Trata-se do meia-atacante Matheuzinho, de 30 anos. O jogador estava no Al-Merreikh, do Sudão, país que passa por um conflito civil armado.
O jogador é 16º reforço do clube potiguar para a disputa da Série C. O jogador, antes da experiência no Sudão, passou por Corinthians, Bragantino, Atlético-GO, Juventude-RS, Vila Nova-GO, Estoril-POR e Juárez-MEX.
Justamente por ter fugido da guerra, a diretoria do América-RN vai solicitar à Fifa uma excepcionalidade para registrar o atleta fora da janela de transferências. A última partida do jogador foi no dia 31 de março.
Em sua passagem mais recente pelo futebol brasileiro, brilhou no Vila Nova. Foram 55 jogos com 10 gols e cinco assistências na Série B de 2022.
Matheuzinho fez parte de um grupo com de nove brasileiros que deixaram a zona de conflito no Sudão. Junto de Alex Silva, ex-Atlético, o grupo morava no país e defendia o Al-Merreikh, vice-líder do campeonato nacional quando o conflito teve início.
O conflito
O Sudão mergulhou no caos em meados de abril, quando eclodiram combates entre o exército, liderado pelo general Abdel-Fattah Burhan, e as Forças de Apoio Rápido, um grupo paramilitar liderado pelo general Mohammed Hamdan Dagalo.
A violência transformou a capital, Cartum, e outras zonas urbanas em campos de batalha, com pilhagens e destruição generalizada em zonas residenciais de todo o Sudão. O conflito provocou também a deslocação de mais de 165 milhões de pessoas, que fugiram para locais mais seguros no Sudão e nos países vizinhos.