Atletas e membros da comissão técnica do time sub-14 do Bahia foram vítimas de ofensas xenófobas e racistas durante partida contra Seleção de Juatuba na noite dessa sexta-feira (13), pelo Brasileirinho Sub-14, competição que é disputada em Minas Gerais. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra torcedores do time local ofendendo os adolescentes enquanto a partida é disputada.
A pessoa que captou as imagens chega a dizer que os atletas foram chamados de macaco pelos torcedores presentes no Estádio Municipal Antônio Duarte, em Juatuba. Essa ofensa não é registrada no vídeo, mas é possível ouvir imitação de macaco, além de uma frase xenófoba: “Cambada de baiano desgraçado”.
Apesar da nomenclatura, o Brasileirinho Sub-14 é organizado de maneira particular e não tem ligação com a Federação Mineira de Futebol (FMF) ou Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Responsável pela competição que reúne 50 times de todo o Brasil, Ricardo Rone disse à Itatiaia que a organização está ciente das ofensas e repudiou o crime. A Polícia Militar foi acionada com o objetivo de identificar os agressores.
Dentro de campo, o Bahia venceu o selecionado de Juatuba por 2 a 1 e segue com 100% de aproveitamento após quatro rodadas da fase de grupos. O clube baiano ainda não se manifestou sobre o caso.