Ouvindo...

Bola de Ouro 2024: o constrangido sorriso de Rodri ao vencer Vini Jr

Espanhol foi premiado pela France Football nesta segunda-feira (28), em Paris, na França

Coluna de João Vitor Xavier

Sabe aquela festa em que servem torta de “climão”?

Foi a festa da revista France Footbol, que escolheu o espanhol Rodri, do Manchester City, como Bola de Ouro e melhor jogador do Mundo.

Rodri é um baita jogador, mas não é o melhor do mundo. Não há dúvidas que o ano foi de Vinicius Júnior.

O brasileiro foi o jogador que mais brilhou. Além de ganhar na Liga dos Campeões da Europa, como protagonista, se firmou no cenário mundial como uma grande liderança técnica e de imagem do mundo do futebol.

Nem Rodri parecia se sentir à vontade com o prêmio. O espanhol parecia constrangido ao receber a Bola de Ouro. Sorriso amarelo que indica o seu incômodo com toda situação.

Leia também

Talvez nem seja por não se entender merecedor. Talvez apenas pelo constrangimento das manifestações da entrada do evento ou pela ausência planejada dos jogadores do Real Madrid.

Aliás, ausência que discordo. Não acho correto esse tipo de protesto. Na vida é preciso saber perder. Faz parte do jogo.

Prêmios e eleições nunca agradam a todos. Mas, gostando ou não, temos que respeitar o resultado. A postura de se recusar a aplaudir o colega é arrogante e mesquinha.

Rodri não tem culpa se os eleitores preferiram ele a Vini Júnior. Saber perder é uma virtude. E honrar a vitória alheia é um gesto de grandeza.

Apesar de merecer o prêmio, Vinicius Júnior mostrou que ainda falta maturidade e espírito esportivo.

Um dia que parece infeliz para todos os envolvidos no prêmio.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Apresentador do programa Bastidores | Informações exclusivas e opiniões fortes sobre o Esporte