A France Football, renomada revista francesa, vai premiar os destaques da temporada 2023/2024 do futebol europeu nesta segunda-feira (28). Vini Jr, atacante do Real Madrid-ESP, é o favorito para ganhar o principal prêmio da noite.
O brasileiro completou a temporada pelo Real Madrid com 24 gols e nove assistências em 39 jogos. A equipe merengue foi campeã da Champions League, do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha.
Outros dois nomes surgem como possíveis ‘azarões’ na disputa para o prêmio. Jude Bellingham, também do Real Madrid-ESP, e Rodri, do Manchester City-ING.
Bellingham, junto de Vini Jr, foi um dos destaques do Real na vitoriosa temporada 2023/2024. O atacante somou 23 gols e 13 assistências em 42 partidas. O inglês ainda foi vice-campeão da Eurocopa com a Inglaterra, mas o desempenho deixou a desejar.
Rodri, do Manchester City, é um dos jogadores também comentados para ganhar o prêmio. O espanhol, campeão da Eurocopa, foi um dos pilares também no clube. O City foi campeão da Premier League, da Supercopa Europeia e do Mundial de Clubes. Rodri terminou a temporada com 50 jogos e anotou 9 gols e 13 assistências.
Além do Bola de Ouro, a France Football distribui outros nove prêmios. Bola de Ouro Feminina, Kopa (melhor Sub-21 do mundo), Yashin (melhor goleiro), Gerd Müller (melhor atacante), Sócrates (melhor trabalho comunitário, melhor treinador do futebol masculino e feminino, melhor time masculino e feminino.
Veja todos os indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo
- Jude Bellingham (Inglaterra, Real Madrid)
- Hakan Çalhanoglu (Turquia, Inter de Milão)
- Dani Carvajal (Espanha, Real Madrid)
- Rúben Dias (Portugal, Manchester City)
- Artem Dovbyk (Ucrânia, Dnipro / Girona / Roma)
- Phil Foden (Inglaterra, Manchester City)
- Alejandro Grimaldo (Espanha, Bayer Leverkusen)
- Erling Haaland (Noruega, Manchester City)
- Mats Hummels (Alemanha, Borussia Dortmund)
- Harry Kane (Inglaterra, Bayern de Munique)
- Toni Kroos (Alemanha, Real Madrid)
- Ademola Lookman (Nigéria, Atalanta)
- Emiliano Martínez (Argentina, Aston Villa)
- Lautaro Martínez (Argentina, Inter de Milão)
- Kylian Mbappé (França, Paris Saint-Germain / Real Madrid)
- Martin Odegaard (Noruega, Arsenal)
- Dani Olmo (Espanha, Leipzig / Barcelona)
- Cole Palmer (Inglaterra, Manchester City / Chelsea)
- Declan Rice (Inglaterra, Arsenal)
- Rodri (Espanha, Manchester City)
- Antonio Rüdiger (Alemanha, Real Madrid)
- Bukayo Saka (Inglaterra, Arsenal)
- William Saliba (França, Arsenal)
- Federico Valverde (Uruguai, Real Madrid)
- Vinícius Júnior (Brasil, Real Madrid)
- Vitinha (Portugal, Paris Saint-Germain)
- Nico Williams (Espanha, Athletic Club)
- Florian Wirtz (Alemanha, Bayer Leverkusen)
- Granit Xhaka (Suíça, Bayer Leverkusen)
- Lamine Yamal (Espanha, Barcelona)