Ouvindo...

Presidente da Fifa parabeniza Palmeiras por vaga no Super Mundial; veja

Em rede social, e na língua do país de cada clube, Gianni Infantino cita os classificados para torneio que será em 2025, nos Estados Unidos

Gianni Infantino, presidente da Fifa, anunciou mudanças no Mundial em novembro

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, tem usado sua conta no Instagram para parabenizar os clubes já classificados para o Super Mundial de 2025, que terá 32 participantes. O Palmeiras, garantido pelo título da Copa Libertadores de 2021, foi um deles.

E o parabéns aparece na língua do clube. No caso de Palmeiras e Fluminense, já agraciados com a lembrança, e do Flamengo, que será em breve, em português. Até agora, dos 19 clubes já classificados, Infantino parabenizou 12.

O curioso é que Infantino segura uma espécie de ficha, em que aparece internamente o nome do clube participante, mas por fora Mundial de Clubes escrito em português mesmo quando ele parabeniza equipes de outras nacionalidades, como o Urawa Red, do Japão, ou o Manchester City, da Inglaterra.

O formato do Super Mundial

O Super Mundial terá 32 participantes, classificados por critérios técnicos. Os campeões continentais das quatro últimas edições de cada torneio estarão presentes, mais alguns times por meio de um ranking elaborado com resultados dentro desses campeonatos. Na América do Sul, Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão garantidos com os títulos, respectivamente, das Libertadores de 2021, 2022 e 2023.

Os concorrentes serão divididos em oito grupos de quatro, com os dois melhores de cada chave avançado às oitavas de final. A partir daí serão confrontos eliminatórios até a final, em formato igual ao da Copa do Mundo masculina até a edição do Catar, em 2022. A primeira edição do Super Mundial será jogada de 15 de junho a 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos.

Até o momento, 19 times já estão classificados:

América do Sul
Palmeiras - campeão da Libertadores de 2021
Flamengo - campeão da Libertadores de 2022
Fluminense - campeão da Libertadores de 2023

Europa
Chelsea - Inglaterra
Real Madrid - Espanha
Manchester City - Inglaterra
Porto - Portugal
Benfica - Portugal
Inter de Milão - Itália
PSG - França
Bayern de Munique - Alemanha

Américas do Norte e Central
Monterrey - México
Seattle Sounders - EUA
León - México

África
Al-Ahly - Egito
Wydad Casablanca - Marrocos

Ásia
Al-Hilal - Arábia Saudita
Urawa Red Diamonds - Japão

Oceania
Auckland City - Nova Zelândia

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.