A Itália bateu a Macedônia do Norte por 5 a 2, nesta sexta-feira (17), no Estádio Olímpico de Roma, na Itália. O time chegou abrir 3 a 0, viu o adversário diminuir para 3 a 2, mas ampliou a vantagem e segurou a vitória. Com o resultado, os italianos precisam apenas de um empate para classificar para a próxima Eurocopa.
Os gols dos vencedores foram marcados por Chiesa, duas vezes, Darmian, Raspadori e El-Shaarawy, enquanto Atanasov fez os dois dos macedônios. Jorginho perdeu um pênalti na partida.
A equipe comandada por Luciano Spalletti tem 13 pontos, na vice-liderança do Grupo C, no qual a Inglaterra já está classificada, com 19 pontos. A Macedônia do Norte, com sete pontos, está eliminada.
A Itália agora enfrenta a Ucrânia, terceira colocada também com 13 pontos, nesta segunda-feira (20), às 16h45 (de Brasília). Um empate basta para assegurar a vaga da Azzurra, superior aos ucranianos no saldo de gols. Caso perca, ainda pode buscar a classificação na repescagem.
Outros jogos
No outro jogo do grupo, a já classificada Inglaterra contou com um gol contra de Pepe e uma bola colocada na rede por Harry Kane para vencer Malta por 2 a 0. Na última rodada, segunda-feira, os ingleses fazem mais um jogo para cumprir tabela, desta vez contra a Macedônia do Norte, quarta colocada, com sete pontos. Os malteses não somaram um ponto sequer e se despedem zerados, pois não jogam na rodada final.
Pelo Grupo E, a Polônia (11 pontos) encerrou sua participação nas Eliminatórias sem conseguir a classificação, ao empatar por 1 a 1 com República Checa (12), que vai decidir a segunda vaga da chave com a Moldávia (10). A Albânia, líder do grupo, já garantiu a vaga na Eurocopa.
Ainda há esperança para os poloneses, que precisam torcer por uma combinação de resultados não muito complicada. Basta que uma das seguintes seleções se classifique diretamente para a Eurocopa: Croácia, Itália, Holanda e Suíça.
Outro time garantido é a Dinamarca, que venceu a Eslovênia por 2 a 1 em duelo direto e se isolou com 22 pontos na liderança do Grupo H. Em segundo lugar, com 19 pontos, os eslovenos decidem a outra vaga na segunda, em duelo com o Casaquistão, terceiro, com 18.