Ouvindo...

Conmebol confirma Miami como sede do sorteio da Copa América; veja a data

Evento ocorrerá em 7 de dezembro; competição reunirá Seleções de todo o continente em 2024 e será disputada nos EUA

James L. Knight Center, local onde será o sorteio da Copa América, em Miami

A direção da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) confirmou nesta sexta-feira (10) que a cidade de Miami receberá o sorteio dos grupos da Copa América de 2024, como a Itatiaia antecipou. O torneio será realizado nos Estados Unidos, entre 20 de junho e 14 de julho do ano que vem.

O evento ocorrerá em 7 de dezembro no centro de convenções James L. Knight Center, às 21h30 (de Brasília). A cidade na Flórida, onde joga Lionel Messi, no Inter Miami, é a única que já se sabe que terá partidas do torneio continental.

As outras ainda não foram definidas e um impasse com relação às sedes da Copa do Mundo de 2026, que também será em solo dos EUA, atrasa a definição dos locais da Copa América.

No fim de setembro, o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, esteve em Miami visitando autoridades. Já estava certo que o Hard Rock Stadium receberá confrontos da Copa América, mas também se acertou na ocasião que a cidade teria o sorteio das chaves.

A expectativa é que até 7 de dezembro sejam anunciados todos os estádios que terão os 32 jogos.

O Regulamento

A Copa América terá 16 participantes, os dez filiados à Conmebol, incluindo Brasil, Argentina e Uruguai, e outros seis da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe).

Estados Unidos, como país-sede, já está classificado. As vagas restantes serão definidas por critério técnico, por meio da Liga das Nações, competição organizada pela Concacaf.

Os times serão divididos em quatro grupos de quatro, com confrontos dentro das chaves. Os dois primeiros de cada se classificam para as quartas de final, com jogos eliminatórios até a final.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.