Ouvindo...

Atacante brasileiro é resgatado de Israel em meio a guerra, no avião da FAB

Ao todo, 1.135 brasileiros já foram resgatados desde 7 de outubro, data em que se iniciou o conflito entre Hamas e Israel

Atacante brasileiro é resgatado em Israel

Felipe Santos, atacante brasileiro do Hapoel Haifa, desembarcou na manhã desta quinta-feira (19) ao lado da família, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Este foi o sexto voo da Força Aérea Brasileira (FAB) destinado ao resgate de cidadãos brasileiros que estavam presos em Israel, devido a guerra com o Hamas.

Há cerca de quatro meses, o brasileiro se mudou para Haifa, cidade no norte de Israel, onde está sediado o clube que defende atualmente, a 172km da Faixa de Gaza. Além de Felipe, a esposa Sabrina Orsi, a avó e o filho de três anos também foram resgatados.

“Estou muito feliz de estar voltando para o Brasil com a minha esposa, com o meu filho, com a minha avó. Um momento que o Brasil nos disponibilizou essa oportunidade de sair do meio da guerra, colocar minha família em segurança, era tudo o que eu mais queria”, declarou Felipe ao GE.

Mesmo com o alívio, o atacante mantém as esperanças de voltar a defender o clube quando a situação se acalmar. “Quando tudo se resolver, quando as coisas melhorarem, nós poderemos voltar para Israel e continuar a realização do nosso sonho”, completou.

A esposa também falou sobre o resgate proporcionado pelo Governo brasileiro e comentou sobre os próximos passos após a volta para casa.

“Foi um voo bem tranquilo, tivemos todo o suporte da FAB. Deu para acalmar o coração e agora estamos aqui em família aguardando o voo para Guarulhos. Aí vou para casa descansar e ter todo o suporte psicológico e emocional que a gente precisa. Não tem sido fácil, restou sequelas, mas acredito que aqui estamos muito melhor”, contou Sabrina à EPTV, filiada da TV Globo.

O plano inicial era de que somente a avó do jogador voltaria ao Brasil. No entanto, o casal recebeu orientações para acompanhá-la no aeroporto de Tel Aviv, pois em caso de desistência ambos poderiam conseguir vaga no embarque.

Carreira

O atleta de 26 anos esteve nas categorias de base de grandes clubes brasileiros, como Palmeiras e Vasco. Desde 2017 fora do Brasil, Felipe já atuou na Eslovênia e no Azerbaijão. No Hapoel Haifa, clube atual em Israel, disputou apenas cinco jogos e marcou um gol.

FAB e o resgate de brasileiros

De acordo com o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores do Brasil), 1.135 brasileiros já foram resgatados desde 7 de outubro, data em que se iniciou o conflito entre Hamas e Israel. Em uma primeira ação, sete voos foram separados para repatriar brasileiros que ficaram ''presos’’ na região.

Jornalista em formação na UFMG. Apaixonado por futebol e esportes em geral.