O técnico brasileiro Sylvinho está prestes a fazer história no futebol europeu. Aos 49 anos, ele comanda a Seleção da Albânia
Para isso, o comandante precisa de uma vitória nos dois últimos jogos das Eliminatórias, contra Moldávia e Ilhas Faroe. Em caso de classificação, Sylvinho iguala o feito de outro brasileiro marcante na Europa: Luis Felipe Scolari. O ex-treinador do Corinthians pode se tornar apenas o segundo treinador do Brasil a dirigir uma Seleção na Euro.
Desde que chegou à Albânia, Sylvinho comandou o time em sete partidas, com cinco vitórias. Sob o comando do brasileiro, a Seleção é líder isolada do grupo E das Eliminatórias da Euro com 13 pontos, dois a mais que a República Tcheca e quatro a mais que a Polônia. Dessa forma, resta uma vitória para o feito histórico que até então só Felipão conquistou.
Scolari, entretanto, foi treinador em duas edições da Eurocopa, ambas por Portugal. Em 2004, foi vice-campeão; e em 2008, parou nas quartas de final. Entre as duas competições, conquistou um importante 3º lugar na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006.
Sylvinho, por sua vez, está apenas na terceira experiência como técnico. Ele passou pelo Lyon em 19/20, depois Corinthians em 2021 e 2022, antes de chegar à Albânia.
Restando duas rodadas para o fim das Eliminatórias da Euro, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam de forma direta. Já outras três vagas restantes são definidas por um playoff, com 12 times selecionados a partir do seu desempenho na Nations League 2022/23, que ainda está em andamento.