Ouvindo...

Ucrânia vai boicotar competições da Uefa com clubes da Rússia

Entidade do futebol na Europa autorizou retorno dos times Sub-17 da Rússia em competições internacionais; Ucrânia condenou

Seleção da Ucrânia vai boicotar competições da Uefa que tiverem participação da Rússia

A Ucrânia vai boicotar as competições europeias de futebol com participação dos clubes russos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27) pela Federação Ucraniana de Futebol (AUF).

A decisão se dá um dia depois de a Uefa decidir o retorno das equipes russas Sub-17 em suas competições internacionais, uma medida que a AUF “condena com veemência”, segundo um comunicado.

A AUF “confirma que não participará em nenhuma competição com a presença de equipes russas”, afirmou a entidade, que fez apelo à Uefa “reverter a decisão” e pediu aos demais países que “boicotem as eventuais partidas com a participação de equipes russas, caso sejam readmitidas”.

Mesmo com o retorno, as equipes devem jogar sem usar a bandeira da Rússia, sem o hino nacional, sem o uniforme da seleção e até mesmo fora do território do país. Situação parecida aconteceu com a delegação russa nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Todas as outras punições impostas pela Uefa à Rússia continuam em vigor. Também banida pela Fifa, a Seleção principal está fora das competições europeias, como a Eurocopa e a Liga das Nações. Os clubes, por sua vez, não podem participar de torneios como a Champions League, a Liga Europa e a Conference League.

*Com agências

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.