A Federação Boliviana de Futebol (FBF) decidiu, nesta terça-feira (5), anular todos os campeonatos nacionais. A medida foi anunciada pelo presidente da FBF, Fernando Costa, em entrevista coletiva concedida na sede da organização, após denúncias envolvendo manipulação de resultados e corrupção.
“Por 14 votos a favor e uma abstenção, se decidiu pela anulação do torneio nacional e da Copa de 2023", afirmou Costa. Também foi determinada a retirada dos patrocínios de plataformas de apostas.
A FBF também apresentará uma denúncia formal após apurar o que denominou de “rede de corrupção” envolvendo jogadores, dirigentes, ex-dirigentes e árbitros. A Federação demitiu três membros da comissão de arbitragem, denunciou seis jogadores, além de árbitros e dirigentes.
O presidente também determinou a realização de um campeonato entre setembro e dezembro para definir o campeão nacional. Detalhes da nova competição serão divulgados nos próximos dias.
As denúncias
A FBF recebeu um áudio com a conversa entre um jogador e um aliciador. No diálogo, o jogador recebe a proposta para receber US$ 5 mil (cerca de R$ 24,8 mil) para cometer um pênalti.
Um outro áudio mostra a suposta conversa entre um árbitro e Marco Rodríguez, presidente do Vaca Diez, um clube da primeira divisão boliviana. A conversa gira em torno de regular a quantidade de gols marcados na partida.