Ouvindo...

Premier League: veja contratações mais caras da história com ajuste da inflação

Jogador mais caro de todos os tempos permanece o mesmo há 20 anos

Veja lista de contratações mais caras da Premier League

Nesta quarta-feira (30), o jornal Sky Sports divulgou a lista atualizada das contratações mais caras da história da Premier League. Para montar o ranking e o time ideal com este critério, os valores foram recalculados e corrigidos de acordo com a inflação.

Mesmo com o fenômeno recente das transferências acima dos £ 100 milhões, o recorde de jogador mais caro de todos os tempos da liga é o mesmo há 20 anos, considerando o ajuste da inflação.

Os números pertencem à transação do atacante ucraniano Andriy Shevchenko. Em 2006, deixou o Milan e foi contratado pelo Chelsea por £ 31 milhões. Com os números atualizados, nos tempos atuais a transferência estaria na casa dos £ 215 milhões, a única acima de £ 200 milhões quando ajustada aos valores de 2023.

Em seguida, Rio Ferdinand é, de forma isolada, o defensor mais caro da história. O inglês foi contratado pelo Manchester United por £ 29 milhões, transferência que seria avaliada em £ 199 milhões nos dias atuais.

Fernando Torres, Alan Shearer e Wayne Rooney completam a lista dos cinco atletas mais caros do campeonato. Para efeito de comparação, Moises Caicedo, contratação recorde do Chelsea junto ao Brighton por £ 115 milhões, sequer está entre os 30 primeiros colocados.

Veja o ranking

  1. Andriy Shevchenko (Chelsea) - De £ 30,8 milhões para £ 215,6 milhões;

  2. Rio Ferdinand (Manchester United) - De £ 29 milhões para £ 198,7 milhões;

  3. Fernando Torres (Chelsea) - De £ 50 milhões para £ 181,5 milhões;

  4. Alan Shearer (Newcastle) - De £ 15 milhões para £ 177,9 milhões;

  5. Wayne Rooney (Manchester United) - De £ 25,6 milhões para £ 177,4 milhões;

  6. Juan Sebastián Verón (Manchester United) - De £ 28,1 milhões para £ 172,6 milhões;

  7. Michael Essien (Chelsea) - De £ 26 milhões para £ 171,3 milhões;

  8. Sergio Agüero (Manchester City) - De £ 38 milhões para £ 166,7 milhões;

  9. Didier Drogba (Chelsea) - De £ 24 milhões para £ 166,3 milhões;

  10. Paul Pogba (Manchester United) - De £ 93,3 milhões para £ 165 milhões.

XI mais caro da história da Premier League

Ao montarmos o time ideal com os jogadores mais caros de cada posição, sete dos onze totais foram contratados pelo Chelsea. Os quatro restantes se transferiram para vestir a camisa do Manchester United.

  • Goleiro: Kepa (Chelsea) - £ 93 milhões;

  • Laterais: Ferriera (Chelsea) - £ 92 milhões e Le Saux (Chelsea) - £ 102 milhões;

  • Zagueiros: Carvalho (Chelsea) - £ 138 milhões e Ferdinand (Manchester United) - £ 199 milhões;

  • Meio-campistas: Essien (Chelsea) - £ 171 milhões, Veron (Manchester United) - £ 173 milhões e Pogba (Manchester United) - £ 165 milhões;

  • Atacantes: Wright-Phillips (Chelsea) - £ 138 milhões, Shevchenko (Chelsea) - £ 216 milhões e Di Maria (Manchester United) - £ 160 milhões.

No banco de reservas, estariam três jogadores do Manchester City, considerando escolhas equilibradas para um elenco em dia de jogo. Joleon Lescott, Kevin de Bruyne e Robinho estão entre as mais caras do clube com o ajuste da inflação.

Nani, Jaap Stam, Michael Carrick, David de Gea e Luke Shaw, do United (único jogador atual da Premier League na equipe) também estariam no banco, juntamente com Fernando Torres, do Chelsea.

Quem gastou mais?

Considerando quanto valeram os jogadores em cada temporada, o Chelsea é o clube que mais gastou na história da Premier League. Nas temporadas 2003/04 e 2004/05, por exemplo, a gestão de Abramovich e do técnico José Mourinho gastaram o equivalente a £ 1,5 bilhão nos dias atuais, mais do que nas duas últimas janelas de transferências com o seu novo proprietário, Todd Boehly.

Manchester United, Manchester City, Liverpool, Tottenham e Arsenal completam o ranking dos seis que mais investiram em todos os tempos.

Jornalista em formação na UFMG. Apaixonado por futebol e esportes em geral.