O brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, afirmou, em depoimento à Justiça espanhola, que os insultos racistas que tem recebido nos estádios da Espanha acontecem por ele ser “um grande jogador e negro”.
As declarações foram prestadas no dia 4 de abril, após o astro brasileiro ter sofrido ataques racistas durante uma partida, fora de casa, contra o Mallorca, pelo Campeonato Espanhol, e publicadas nesta quinta-feira (13) pelo jornal El Mundo, da Espanha.
No depoimento, Vini Jr diz que não se deu conta dos insultos durante a partida e tomou conhecimento apenas quando assistiu pela televisão. Os ataques ocorreram no dia 5 de fevereiro, no estádio Son Moix, em Palma de Maiorca.
Vinícius Júnior afirmou ainda que ataques como esses “não podem acontecer contra pessoas negras, que reiteradamente foram atacadas durante a história da humanidade”.
O brasileiro também retrucou ao ser questionado se os insultos raciais não seriam motivados pelas supostas “provocações” que o brasileiro faz com seus adversários. “Se tivesse insultado um companheiro ou o árbitro teria sido expulso”, disse.
Vinícius Júnior tem sido alvo constante de ataques racistas nos estádios espanhóis nas últimas duas temporadas. O mais recente deles, contra o Valencia, em maio, gerou uma onda de comoção internacional, com várias personalidades públicas saindo em defesa do jogador e pedindo o fim do racismo no futebol.