Péricles Chamusca é o único treinador brasileiro em atividade na Arábia Saudita. O baiano, de 57 anos, está atualmente no Al-Taawoun, mas trabalha no país há cinco anos. Ele comentou, em entrevista exclusiva à Itatiaia, o impacto da chegada dos grandes reforços internacionais.
“A chegada de mais jogadores de alto nível vai criar um impacto maior no sentido de divulgação da Liga. Vai aumentar o número de canais de TV, patrocinadores, divulgação do próprio país será aumentado. Está dentro do projeto 2030, que envolve todo o país como um local de turismo e o futebol está inserido nesse projeto”, disse o treinador.
Nomes como Karim Benzema, Edouard Mendy, Roberto Firmino e N’Golo Kanté chegaram para disputar a nova temporada. Eles se juntam à Cristiano Ronaldo para alavancar a popularidade e a exposição midática do futebol local.
“Aumentando o nível técnico da liga que estão chegando, as equipes ficam mais fortes. Continuar a influência desses jogadores de alto nível nesses jogadores locais, cria um senso cada vez mais profissional nos atletas, a motivação aumenta. Tudo isso gera um impacto positivo no futebol desenvolvido na Liga da Arábia Saudita”, pontuou.
Chamusca está no país há cinco anos e apontou que o nível vem aumentando gradativamente. A Arábia Saudita é o país árabe com mais títulos da Champions League do continente. A Seleção, na última Copa do Mundo, surpreendeu o mundo e bateu a Argentina. São seis participações nos últimos oito mundiais.
A Arábia Saudita aumentou os investimentos no futebol. Um fundo privado está injetando dinheiro no futebol local para trazer grandes jogadores. A ideia é elevar o nível do esporte praticado no país e também fazer um projeto de divulgação da nação como um local turístico.
“Estou há cinco anos na liga da Arábia Saudita então estou acompanhando esse investimento. Ano passado já houve um investimento maior com a vinda de Cristiano, que chamou atenção e divulgou bastante a liga. Esse ano (o investimento) está vindo ainda mais pesado, investimento mais forte. A ideia é divulgar o país através do futebol, até pela boa participação na Copa do Mundo”, afirmou.
Péricles Chamusca é natural de Salvador, capital da Bahia. Ele iniciou a carreira de treinador em 1994 e rodou por várias times do futebol brasileiro. Botafogo, Vitória, Santa Cruz, CSA, Brasiliense, Caxias, Santo André e São Caetano foram algumas equipes treinadas por Chamusca. Em 2015 ele saiu do Brasil e não retornou, com passagens por Al-Gharafa e Al-Hilal.