A espanhola Aitana Bonmantí, do Barcelona-ESP, foi eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo. A atleta era tida como favorita para ganhar a premiação que ocorreu nesta segunda-feira (15), em Londres, na Inglaterra. A jogadora superou as finalistas Linda Caicedo, colombiana que defende o Real Madrid-ESP, e a compatriota Jenni Hermoso, atualmente no Tigres, do México.
“Foi um ano excepcional, único. Começar 2024 recebendo prêmio é um orgulho. Se eu ganhei, como fiz em outras ocasiões, dedico aos times e seleções pela grande temporada que fizemos. Companheiras, estafe, todos os trabalhadores do clube e também na Seleção”, disse.
A espanhola já havia vencido a Bola de Ouro, premiação organizada pela revista France Football. Na temporada 2022/23, Bonmantí realizou 45 jogos entre Barcelona e Seleção Espanhola. Foram 20 gols e 23 assistências para a meio-campista.
A jogadora foi destaque da Espanha, campeã mundial em 2023. Além do título com a Fúria, foi campeã da Liga dos Campeões e da Liga Espanhola feminina com o Barcelona.
Lista de prêmios para futebol feminino
A seleção da temporada foi formada por Mary Earps (Manchester United-ING); Lucy Bronze (Barcelona-ESP), Alex Greenwood (Manchester City-ING) e Olga Carmona (Real Madrid-ESP); Keira Walsh (Barcelona-ESP), Lauren James (Chelsea-ING), Aitana Bonmatí (Barcelona-ESP), Ella Toone (Manchester United-ING) e Alessia Russo (Arsenal-ING); Sam Kerr (Chelsea-ING) e Alex Morgan (San Diego Wave FC-EUA).
A holandesa Sarina Wiegman foi eleita pela quarta vez melhor treinadora do ano. Wiegman, de 54 anos, comanda a Seleção da Inglaterra e foi vice-campeã mundial (2023), além de conquistar a Finalíssima (2023) e a Eurocopa (2022). Ela superou Emma Hayes, inglesa técnica do Chelsea e o espanhol Jonatan Giráldez, técnico do Barcelona.
A inglesa Mary Earps, do Manchester United, foi eleita a melhor goleira do ano. Ela superou a australiana Mackenzie Arnold (West Ham-ING) e a espanhola Catalina Coll (Barcelona-ESP)