Ouvindo...

Com clássico paulista, Libertadores Feminina será decidida neste sábado

Decisão inédita entre Palmeiras e Corinthians, pela Libertadores, será realizada em Cáli, na Colômbia

Palmeiras e Corinthians protagonizam a final da Libertadores Feminina

Palmeiras e Corinthians decidem a Copa Libertadores Feminina neste sábado (21), às 20h30 (de Brasília), no Estádio Pascual Guerrero, em Cáli, na Colômbia. Além de uma final inédita, o clássico paulista marcará o encontro do atual campeão com o maior vencedor da competição. Esta será a segunda final entre times brasileiros da história. Em 2019, Corinthians e Ferroviária disputaram a grande decisão, com vitória para o Timão.

Em sua primeira participação na Libertadores, o Verdão conquistou o título em 2022, em uma campanha invicta. Por outro lado, o Timão é o maior vencedor do torneio com três títulos, ao lado do São José. Além das edições de 2017 e 2020, conquistou também a de 2021.

Sistema de disputa

A competição é dividida em fase de grupos e etapa final. Na primeira, os 16 times são divididos em quatro grupos. As quatro equipes da chave se enfrentam em turno único, em que as duas melhores se classificam para a próxima fase. A etapa mata-mata será disputada em quartas de final, semifinal e final.

Palmeiras

No grupo A, o Palmeiras foi o líder invicto. Começou a campanha com uma goleada por 5 a 0 contra o Barcelona SC. Na segunda partida, venceu o Caracas por 6 a 0, e na última rodada bateu o Atlético Nacional por 4 a 3. Na fase mata-mata, goleou o Olimpia por 6 a 0, e reencontrou o Atlético Nacional na semifinal. Dessa vez, a vitória foi por 3 a 1.

Para a final, o Verdão terá um desfalque importante. Andressinha, meio-campista da equipe, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito na semifinal e está fora da grande decisão.

Corinthians

Pelo grupo C, o Corinthians também fez uma campanha de três vitórias em três jogos. Na estreia, venceu o Colo Colo por 1 a 0. Logo em seguida, goleou o Always Ready por 6 a 0. Na última rodada da fase classificatória, venceu o Sportivo Limpeño por 5 a 0. Já nas quartas de final, passou pelo América de Cali por 4 a 0. Na semifinal, eliminou o Internacional nas penalidades por 4 a 3, após 1 a 1 no tempo regular.

O torneio será o último do técnico Arthur Elias sob o comando do Corinthians. Anunciado pela Seleção Brasileira Feminina no início de setembro, o treinador deixará a equipe após o fim do torneio.

Artilharia

No ranking de artilheiras, Bia Zaneratto, do Palmeiras, é a segunda colocada com seis gols, seguida pela Amanda Gutierres com cinco. Do outro lado, Millene Fernandes, do Corinthians, também balançou as redes cinco vezes. Priscila, do Internacional, é a artilheira da competição com sete gols.

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas e repórter do portal Itatiaia Esporte. Cobre outras modalidades, especialmente vôlei.