Ouvindo...

Promotoria da Espanha denuncia Luis Rubiales por agressão sexual e coerção

Órgão espanhol formalizou denúncia dias após depoimento da atacante Jenni Hermoso

Luis Rubiales foi formalmente denunciado pela Promotoria da Espanha

A Promotoria da Espanha denunciou Luis Rubiales, presidente afastado da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), nesta sexta-feira (8). O dirigente é acusado pelos crimes de agressão sexual e coerção contra a atacante espanhola Jenni Hermoso.

A investigação foi aberta no dia 28 de agosto. Rubiales pode ser punido com multa ou prisão de um a quatro anos se for acusado por agressão sexual. A Lei espanhola não diferente “importunação sexual” de “agressão sexual” e pune qualquer ato sem consenso.

Além da denúncia por agressão sexual, há indícios de coerção por parte do dirigente. Segundo a Promotoria, Rubiales pressionou Hermoso para dar declarações públicas que a ação foi consentida. As autoridades espanholas ainda pedem ajuda aos órgãos australianos para saber quais são as leis do país sobre assédio e, assim, também formalizar denúncia onde ocorreu o crime.

O movimento da Promotoria agora permite que o Supremo Tribunal da Espanha abra uma investigação formal contra Rubiales. O dirigente, suspenso pela Fifa e pela RFEF, não pode usar recursos da entidade para realizar sua defesa nos tribunais.

Caso Rubiales

Luis Rubiales foi suspenso das atividades enquanto presidente da RFEF após beijar a jogadora Jenni Hermoso na boca durante premiação da Copa do Mundo Feminina. Na ocasião, as atletas espanholas recebiam as medalhas e cumprimentavam os dirigentes.

A ação repercutiu tanto nas redes sociais quanto no governo espanhol e na FIFA. Ele chegou a pedir desculpas pela ação, porém, dias depois, em assembléia extraordinária da RFEF, afirmou que a ação foi consentida e que não renunciaria ao cargo de presidente.

O dirigente foi ovacionado após o discurso na assembléia. O discurso também repercutiu nas redes e diversos atletas saíram em defesa de Hermoso e contra o dirigente. Alguns deles afirmaram até mesmo que deixariam a Seleção Espanhola até que Rubiales fosse afastado.

Com muita pressão, o Comitê Disciplinar da Fifa suspendeu Rubiales por 90 dias. A suspensão começou logo após o comunicado no dia 26 de agosto e seguirá até que seja concluído o processo disciplinar instaurado pela entidade.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.