Acertado com o Cruzeiro para comandar a equipe feminina, o técnico Jonas Urias foi o grande responsável pelo lançamento da meio-campista Ary Borges no sub-20 da Seleção Brasileira. A jogadora, inclusive, foi a “sensação” na estreia do Brasil na Copa do Mundo deste ano, quando fez três gols na estreia contra o Panamá, por 4 a 0.
Em seu trabalho na Granja Comary, Jonas se destacou por dar mais chances a jogadoras relevantes do Brasil na Copa. Além de Ary Borges, a lateral Bruninha e a atacante Nycole também ganharam espaço com o técnico.
Recentemente, Urias conduziu o Brasil ao título do Sul-Americano e, além disso, conquistou a medalha de bronze no Mundial.
Já no comando de um clube, Jonas Urias foi campeão pernambucano pelo Sport. Ele ficou no cargo em 2017 e em 2018. Em 2019, aceitou o convite da CBF e se responsabilizou pela formação nas categorias de base em um trabalho integrado com Pia Sundhage.
Urias foi demitido pela CBF em ‘desmanche’
Após a eliminação precoce na Copa do Mundo, a Seleção passou por um desmanche por decisões da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além de Urias, a entidade máxima do futebol brasileiro também demitiu Ana Lorena Marche, coordenadora das seleções femininas, Mayara Bordin, supervisora de futebol, e Bia Vaz, auxiliar da Seleção Sub-20.
Por meio das redes sociais, Urias desabafou e disse que a decisão da CBF traz um sentimento de injustiça.
“Fica neste momento um sentimento de injustiça e violação. Uma tristeza sem tamanho que toma conta de mim”, escreveu.
Cruzeiro demitiu Felipe Freitas
Apesar de Urias ainda não ter sido anunciado, o time feminino do Cruzeiro estava sem treinador desde julho deste ano, quando Felipe Freitas foi demitido do cargo após o Campeonato Brasileiro. A equipe foi eliminada nas oitavas de final para o atual campeão Corinthians, também finalista da edição de 2023.
Na última quarta-feira (6), o