Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), foi denunciado por violência sexual após beijar a jogadora Jenni Hermoso na boca durante a premiação da Copa do Mundo Feminina no último domingo (20).
O autor da denúncia, segundo o portal “The Objective”, é o presidente da Escola Nacional de Treinadores de Futebol (Cenafe), Miguel Galán. Ele pediu ao Conselho Superior de Esportes (CSD) que abrisse um processo contra o dirigente por beijar a jogadora a força, o que ele considera um ato “machista e intolerável no esporte”.
No processo, divulgado pelo portal, Galán acusa Rubiales de ter infringido a Lei nº 39/22 do Esporte. Ele lembrou, ainda, que a RFEF tem um protocolo de ação contra violência sexual e afirmou que cabe ao CSD transferir a denúncia para o Tribunaç Administrativo do Esporte (TAD) para instaurar um processo para apurar o alcance do ato.
A ação do presidente viralizou nas redes sociais. Durante a entrega de medalhas, Jenni cumprimentou todas as autoridades, até chegar em Luis. Ele a abraçou, falou com ela e, em seguida, segurou a cabeça da jogadora e deu o beijo na boca. Hermoso terminou de cumprimentar Rubiales e seguiu para a festa com o troféu de campeã mundial.
A jogadora chegou a afirmar, em live no Instagram, que não gostou da ação do dirigente. Ele pediu desculpas nesta segunda-feira (21).