O Paraná é o estado do Sul do Brasil com mais jogadores em atividade na Série A do Campeonato Brasileiro. Dos 95 atletas nascidos na região que atuam nos 20 clubes da primeira divisão, 43 são paranaenses, contra 35 do Rio Grande do Sul e 18 de Santa Catarina.
A Itatiaia realizou levantamento inédito com os 729 jogadores da Série A. Desses, 612 são brasileiros nascidos em 291 municípios. A competição também é o ganha-pão de 117 jogadores estrangeiros, de 16 países e nascidos em 83 cidades do exterior. Os ‘gringos’ representam 16% dos boleiros do Brasileirão.
Entre as cidades da Região Sul, Curitiba é a que tem mais representantes na Série A: são 11 atletas nascidos na capital do Paraná. Porto Alegre vem em seguida, com oito. Londrina e Marechal Cândido Rondon, ambos do Paraná, têm quatro e três jogadores na elite nacional, respectivamente.
O Coritiba é o clube da Série A com mais jogadores paranaenses: 9. O segundo é o Athletico, com sete. Na elite nacional, 19 clubes têm atletas nascidos nesse estado.
Por sua vez, o Inter é o clube com mais gaúchos: 8. O Grêmio tem cinco atletas nascidos no Rio Grande do Sul, enquanto o Fortaleza tem quatro. Ao todo, 14 clubes da Série A tem atletas naturais do estado.
Já em relação a catarinenses, são três clubes com três atletas cada um: Athletico-PR, Cuiabá e América. Os 18 jogadores do estado na Série A estão espalhados em 10 times.
*Participaram do levantamento os jornalistas Hugo Lobão, Leonardo Parrela, Lucas Sanches, Maria Fernanda Ramos, Mateus Moreira, Matheus Muratori, Pedro Leite, Sofia Gontijo, Túlio Kaizer, Tiago Mattar e Bruno Furtado
Região Sul
96 jogadores (15,68% dos brasileiros na Série A)
Paraná - 43 jogadores (7,02% da Série A)
Rio Grande do Sul - 35 jogadores (5,71% da Série A)
Santa Catarina - 18 jogadores (2,94% da Série A)