Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Futebol do Nordeste no WhatsApp

Entre estados do Nordeste, Pernambuco só supera Sergipe em jogadores na Série A

Tradicional estado da região, Pernambuco tem menos de 1% dos jogadores que atuam no Brasileirão

Luciano Juba nasceu em Serra Talhada, no sertão pernambucano

Vavá, Zequinha, Ademir Menezes, Manga, Ricardo Rocha, Rivaldo, Juninho Pernambucano. A lista de atletas pernambucanos com serviços prestados ao futebol nacional é imensa. Estado tradicional no futebol brasileiro, entretanto, acabou aparecendo na penúltima colocação entre os nordestinos, em termos de representatividade de atletas na elite nacional.

Dos 729 jogadores da Série A, 105 deles, o equivalente a 17,15%, são nordestinos. Pernambuco contribui para este número com apenas seis jogadores, apenas 0,98% do total ou 5,71% relativos à região NE.

Os números são parte de um levantamento exclusivo realizado pela Itatiaia, que montou o mapa da Série A do Campeonato Brasileiro, apresentando a origem das mais de sete centenas de atletas que atualmente disputam a elite nacional.

Atualmente, Pernambuco vive uma crise técnica. Na Série D, Retrô e o tradicional Santa Cruz foram eliminados. O Náutico não passou da primeira fase na Série C. O único clube em atividade profissional no estado é o Sport, atualmente vice-líder da Série B, que busca retornar ao Brasileirão após três anos.

Jogadores pernambucanos na Série A

  • Nino (Fluminense) - Recife

  • Jadson (RB Bragantino) - Olinda

  • Mariano (Atlético) - São João

  • Luciano Juba (Bahia) - Serra Talhada

  • Cauan Barros (Vasco) - Tacaratu

  • Everaldo (América) - Recife

*Participaram do levantamento os jornalistas Hugo Lobão, Leonardo Parrela, Lucas Sanches, Maria Fernanda Ramos, Mateus Moreira, Matheus Muratori, Pedro Leite, Sofia Gontijo, Túlio Kaizer, Tiago Mattar e Bruno Furtado.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.