Equipes que lutam diretamente pelo acesso à Série A, Sport e Vitória têm a seu favor um sistema defensivo que está entre os melhores da competição, como também são os mais disciplinados. Afinal, as duas equipes nordestinas são as duas que menos cometeram faltas e estão entre as que menos tomaram cartões amarelos.
O Sport lidera os dois quesitos. Primeiro, é a que menos fez faltas na Série do Campeonato Brasileiro. Em 16 partidas, foram 11 infrações - uma média de 11 por jogo. O baixo número de faltas também é refletido nas poucas punições por cartões: foram 21 até aqui - média de 1.31/jogo. As estatísticas são do site especializado
Até esta 16ª rodada, apenas os volante Ronaldo e Fábio Matheus foram suspensos com três cartões. O zagueiro Rafael Thyere, por exemplo, não tomou qualquer cartão na Série B e é um dos que possui a menos média de faltas na competição: em 13 jogos, cometeu apenas quatro infrações (0.31/jogo).
O Vitória vem logo a seguir no quesito número de faltas cometidas: foram 199, com média de 12.44/jogo. Em termos de cartões amarelos, o Leão baiano recebeu 37 (o terceiro, atrás do Sport e Botafogo-SP), com média de 2.31/jogo. Os dois rubro-negros ainda não tiveram atletas expulsos.
Vale ressaltar que Sport e Vitória também estão entre as defesas menos vazadas, com o quarto e o quinto melhores sistemas defensivos, respectivamente. O clube pernambucano sofreu 11 gols, enquanto o baiano 13. A melhor defesa da competição é do Vila Nova, com cinco gols sofridos.
Rubro-negros também dividem melhores ataques
Além de serem as equipes mais disciplinadas da competição, Sport e Vitória também dividem o posto de melhores ataques da competição. O Leão do Recife, soma 25 gols, enquanto o Leão de Salvador, 24.
Atualmente, o Sport tem também o artilheiro da Série B: Vagner Love, com nove gols. A equipe é o 3ª colocada, com 32 pontos; o Vitória é o quinto, com 28.