Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Campeonato Carioca 2024: candidatos ao título, principais contratações e onde assistir

Vencedor das últimas duas edições, Fluminense jogará com time reserva em pelo menos seis rodadas; Fla quer manter hegemonia, enquanto Vasco e Botafogo querem quebrar o jejum

Fluminense campeao carioca de 2023.jpg

Fluminense faturou o bicampeonato carioca em 2023, em cima do Flamengo

Divulgação/FFC

Nesta quarta-feira (17), o ‘Estadual mais charmoso do Brasil’ vai começar. O Campeonato Carioca será aberto a partir das 16h50 (de Brasília), quando Portuguesa-RJ e Bangu medem forças. O torneio vai até o dia 7 de abril para se saber quem será o vencedor em 2024.

O Fluminense, que estreia nesta quinta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), no Raulino de Oliveira, diante do Volta Redonda, chega para defender o bicampeonato conquistado em 2022 e 2023. Ambas as finais foram em cima do Flamengo.

Leia Também

Maior campeão de todos, o Flamengo ostenta 37 conquistas e espera voltar a vencer o torneio depois de dois anos. O Flu tem 33 taças, enquanto Vasco soma 24 e o Botafogo tem 21 conquistas.

O Cruzmaltino é, dos grandes, o que está há mais tempo sem saber o que é ser campeão carioca. A última conquista do Vasco foi em 2016, enquanto o Glorioso não fatura o caneco desde 2018.

Dos chamados ‘pequenos’, o último a ser campeão foi o Bangu, em 1966. Ou seja, lá se vão 58 anos de hegemonia dos quatro grandes da Cidade Maravilhosa.

Todos os campeões

Ao longo de 127 edições disputadas até hoje, o Flamengo é o maior campeão (37), seguido do Fluminense (33). O Vasco venceu o torneio 24 vezes e o Botafogo em 21 oportunidades. Os outros vencedores são: América (7), Bangu (2), São Cristóvão (2) e Paissandú, já extinto, com uma taça.

Na briga pela taça

Como vem acontecendo nos últimos 58 anos, a tendência é que o título fique com um dos quatro grandes do estado. Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco entram no torneio de olho no troféu. Lembrando que nas primeiras rodadas as equipes vão utilizar times alternativos, de olho na preparação para 2024.

Formato

O Campeonato Carioca é formado por uma fase de grupos, com todos contra todos. Os 12 participantes se enfrentam, e os quatro primeiros estão garantidos na semifinal da competição.

Do quinto ao oitavo colocado, a disputa é pelo troféu da Taça Rio. O atual campeão foi o Botafogo, que, com isso, confirmou vaga na Copa do Brasil de 2024.

Vagas nacionais

Os cinco primeiros colocados do torneio estão garantidos na Copa do Brasil do ano seguinte. Ou seja, os quatro semifinalistas e o campeão da Taça Rio disputam a competição.

A sexta vaga é do campeão ou vice da Copa Rio. O vencedor escolhe se quer ir para a Copa do Brasil ou para a Série D.

Das equipes que não estão nas três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro, as duas melhores classificadas ao final do Carioca confirmam uma vaga na Série D.

Objetivos de cada equipe

Audax Rio

Clube com sede em Saquarema, o Audax Rio foi fundado em 2005 e já está em sua quarta participação na elite do futebol carioca. Como em outros anos, o time sonha em chegar à fase final do Estadual. No ano passado, foi sexto colocado e vice da Taça Rio. Em 2024, o Audax vai disputar a Copa do Brasil

Bangu

Tradicional clube do Rio de Janeiro, que já foi até vice-campeão brasileiro, o Bangu está longe de viver seus melhores anos. A equipe espera, assim como o Audax, passar longe da zona de rebaixamento e, quem sabe, conformar pelo menos uma vaga na Copa do Brasil e na Série D.

Boavista

Uma das mais fortes equipes atualmente, o Boavista costuma fazer boas campanhas e também entra para surpreender. Pelo menos faturar a Taça Rio está nos planos do time de Saquarema. Avançar de fase seria um grande feito.

Botafogo

O Glorioso, depois de deixar escapar o título brasileiro, espera voltar a vencer o Campeonato Carioca. No ano passado, inclusive, o Botafogo sequer chegou às semifinais e teve que se contentar com o título da Taça Rio. O Bota não sabe o que é ser campeão desde 2018.

Flamengo

Como todo ano e em todo torneio, o Flamengo é o grande favorito para conquistar outra vez o Carioca. O Rubro-Negro precisa apagar a má impressão deixada em 2023, quando encerrou a temporada sem nenhuma conquista. Agora, a aposta é em seu time milionário e no técnico Tite.

Fluminense

Atual campeão estadual e da Copa Libertadores, o Fluminense é o outro favorito para conquistar a taça. E muita gente aposta na quinta final consecutiva entre Fla-Flu. Cada um venceu duas e o ano de 2024 poderia ser o tira-teima dos grandes favoritos.

Madureira

Assim como os outros considerados pequenos, O Tricolor Suburbano também sonha em uma campanha de destaque, mas sempre de olho na zona de rebaixamento. Como todas as equipes possuem elencos semelhantes, qualquer um pode estar na parte de cima e de baixo da tabela.

Nova Iguaçu

A Laranja Mecânica é mais um que sonha em surpreender e chegar à sua melhor colocação na história. De olho para se manter na elite, o Nova Iguaçu vai disputar a Copa do Brasil deste ano, após ser semifinalista da Taça Rio em 2023

Portuguesa-RJ

A Portuguesa entra como uma das mais fortes candidatas a surpreender. A Lusa fez uma ótima campanha na Série D de 2023 e quase subiu para a C. Além disso, a equipe da Ilha do Governador tem investido em seu estádio e promete um verdadeiro caldeirão para os adversários.

Sampaio Corrêa-RJ

A equipe de Saquarema é a caçula e estreante na elite do Campeonato Carioca. Fundado em 2006, a equipe espera fazer uma temporada boa e não ser rebaixada. Com orçamento baixo, a ideia é ir se firmando na primeira divisão do Rio De Janeiro, ano após ano.

Vasco

Dos grandes, o Cruzmaltino é a equipe que está há mais tempo sem faturar o Estadual. A última conquista foi em 2016, com um bicampeonato. Por isso, com 24 taças, o Vasco entra com a gana de voltar a ser campeão e buscar a hegemonia. Com a SAF investindo alto, o Gigante da Colina não está para brincadeira.

Volta Redonda

Junto da Portugues, o Voltaço, sem dúvidas, é o mais forte dos pequenos na disputa do Carioca. No ano passado, o clube surpreendeu e avançou entre os quatro primeiros, deixando o Botafogo de fora da fase final.

A equipe da Cidade do Aço manda seus jogos no Raulino de Oliveira e espera chegar longe mais uma vez. Neste ano, ainda tem a disputa da COpa do Brasil e pela frente.

Participantes

  • Audax Rio (Saquarema);
  • Bangu (Rio de Janeiro);
  • Boavista (Saquarema);
  • Botafogo (Rio de Janeiro)
  • Flamengo (Rio de Janeiro);
  • Fluminense (Rio de Janeiro);
  • Madureira (Rio de Janeiro);
  • Nova Iguaçu (Nova Iguaçu);
  • Portuguesa (Rio de Janeiro);
  • Sampaio Corrêa (Saquarema)
  • Vasco (Rio de Janeiro);
  • Volta Redonda (Volta Redonda)

Primeira rodada do Campeonato Carioca 2024

  • 17/01 (quarta-feira), às 16h50 (de Brasília) - Portuguesa x Bangu, Estádio Luso-Brasileiro, Ilha do Governador, Rio de Janeiro;
  • 17/01 (quarta-feira), às 19h (de Brasília) - Botafogo x Madureira, Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro;
  • 17/01 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília) - Flamengo x Audax Rio, Arena da Amazônia, Manaus, Amazonas;
  • 18/01 (quinta-feira), às 15h45 (de Brasília) - Nova Iguaçu x Sampaio Corrêa, Estádio Laranjão, em Nova Iguaçu;
  • 18/01 (quinta-feira), às 19h30 (de Brasília) - Vasco x Boavista, Estádio São Januário, Rio de Janeiro;
  • 18/01 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília) - Volta Redonda x Fluminense, Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda

Onde assistir

O Campeonato Carioca 2024 vai ter transmissão dos canais Band (TV aberta), Bandsports (TV por assinatura) e do canal GOAT, no YouTube.

Os jogos com mando de campo do Vasco serão transmitidos por SBT, SporTV, Premiere (pay-per-view) e CazéTV (Youtube).

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.
Leia mais