Uma administração parceira dos clubes, com foco no futebol no Maracanã e olhos para o Maracanãzinho: estes são os planos da Arena 360, um dos três concorrentes que apresentaram proposta para a disputa da concessão do histórico estádio por 20 anos.
Em entrevista à Itatiaia, Bernardo Bessa, diretor comercial e de operações, passou a limpo o projeto e como o grupo quer repetir o sucesso da gestão do Mané Garrincha, em Brasília, no Rio de Janeiro.
“Não viemos para mudar o DNA do Maracanã ou a cultura do carioca. O Maracanã é um estádio de futebol, um templo mundial. O que enxergamos são receitas acessórias e um Maracanãzinho adormecido. Receitas de camarotes, de operações, publicitárias e gastronômicas, pouco exploradas”, afirmou.
A gestão do Maracanã e do Maracanãzinho está em disputa por três concorrentes
A operação passa por buscar novas receitas, com a exploração comercial em dias de jogos, mas também nas datas nas quais o Maracanã não “vive o futebol” de clubes, com ofertas gastronômicas e de escritórios, por exemplo. Na visão da Arena 360, pode, inclusive, estabelecer uma revitalização da região.
“O que queremos, na verdade, é que nos dias que não tem futebol, que a gente coloque vida no Maracanã. Por tabela, vamos acabar revitalizando a Tijuca. Dentro da nossa experiência em Brasília, colocaremos operações gastronômicas, corporativas, que não atrapalham o futebol e o gramado, para agregar valor.”
A Arena 360 concorre com a dupla Fla-Flu, que vem gerindo o Maracanã desde 2019 por meio de TPUs, e com o Vasco em parceria com as empresas Legends e WTorre. As três candidaturas foram aceitas pelo Governo do Estado no último dia 19 e, agora, corre o prazo de cinco dias úteis para recursos até a abertura dos segundos envelopes com as propostas técnicas.
Calendário e diálogo com os clubes
Neste momento, a Arena 360 é concorrente de três clubes que prometem ser os maiores parceiros caso o grupo vença a licitação do Maracanã: Flamengo, Fluminense e Vasco. O diálogo entre as partes já existe e é visto positivamente pelo grupo, uma vez que os quatro clubes cariocas, incluindo o Botafogo à lista, mandaram partidas em 2023 no Mané Garrincha, em Brasília.
“Entendemos que o Maracanã tem que ser de todos, não apenas de um clube. Não viemos de um discurso de “nós contra eles”. Somos do discurso de agregar todos os clubes em prol do futebol do Rio de Janeiro. A ideia é receber os quatro clubes”, avaliou Bernardo, destacando que, desta forma, será possível garantir os 70 jogos exigidos no edital.
“O diálogo existe e continuará tendo. Do nosso lado, vamos dar oportunidade para que todos joguem com mais frequência. Dentro da métrica que colocamos em nossa proposta, damos uma quantidade maior para os clubes que não estão sob concessão ou não estão com estádio disponíveis. Se o Botafogo perder a concessão ou se o Vasco entrar em reforma com São Januário, as métricas serão iguais as de Flamengo e Fluminense”, explicou o diretor da Arena 360.
Maracanãzinho com potencial para o entretenimento
Se o foco do Maracanã seguirá com o futebol, a Arena 360 vê o Maracanãzinho com potencial para atender uma demanda reprimida da cidade do Rio de Janeiro para shows e eventos. O local, atualmente, é casa dos jogos de basquete do Flamengo e, em janeiro de 2024, voltará a receber partidas do time de vôlei rubro-negro.
A Arena 360 deseja expandir as atividades esportivas no ginásio, com capacidade para cerca de 13 mil torcedores, e conciliar com outros eventos sem prejuízos.
O Ginásio do Maracanãzinho, casa do basquete do Flamengo
“Na nossa visão, (o Maracanãzinho) é um gigante que está adormecido e temos que utilizar ele para grandes festas e shows. Não vamos deixar de lado o basquete do Vasco, do Flamengo, do Botafogo, o vôlei do Fluminense. Entendemos que todos têm que jogar lá, mas a operação dentro do Maracanãzinho, sem o problema do gramado, permite fazer jogo em um dia e um show no dia seguinte”, afirmou Bernardo, lembrando que uma logística similar já é realizada em Brasília.
“Acabamos de fazer isso em Brasília. Gravamos um DVD em um dia e realizamos um jogo no outro. Sobre aumentar a quantidade de shows e entretenimento estamos falando do Maracanãzinho. No Maracanã, é futebol e continuará sendo com a gente.”
O gramado do Maracanã
Na gestão do futebol no Maracanã, há um ponto crítico há anos: as condições do gramado. Casa de Flamengo e Fluminense, o estádio é, no Brasil, o que mais recebe jogos de longe, o que prejudica a qualidade do campo. A Arena 360 descarta a instalação de gramado sintético, mas garante ser possível manter o gramado nas condições ideais. A Itatiaia publica, nos próximos dias, como o grupo pretende fazer isso, além de detalhar como será a operação em dias de jogos caso o grupo vença a licitação.